Menu

Usiminas realizará obras de filtragem de rejeitos que gerará mais de 400 empregos

10/06/2020 às 17:10
Tempo de leitura
2 min

A Mineração Usiminas irá construir uma planta de filtragem em Minas Gerais, conhecida como Sistema de Disposição de Rejeitos Filtrados. Estima-se que o valor do investimento gira em torno de R$ 160 milhões e a expectativa é concluir as obras do projeto em um ano e a previsão do início das atividades é em fevereiro de 2021, de acordo com a revista Minérios.
Com isso, as obras da Usiminas tem a expectativa de gerar mais de 400 empregos diretos e indiretos que serão, prioritariamente, ofertadas na região de Itatiaiuçu, a partir do começo das obras.
Ainda de acordo com a revista Minério, o novo Sistema de Disposição de Rejeitos Filtrados da Musa (Dry Stacking) vai permitir à empresa por um fim ao ciclo de uso das barragens para a disposição dos rejeitos obtidos no processo de beneficiamento de minério.
Segundo a presidência da Usiminas, esse projeto teve início ainda em 2016 e a ideia é alinhar as operações da Musa às novas tecnologias e padrões de excelência nacionais e internacionais, gerando mais conforto para a população da região. Com isso, empresa continua investindo, crescendo e evoluindo com tecnologia de ponta, reafirmando o compromisso da nossa companhia com a sustentabilidade.
O executivo ainda informou que o processo de empilhamento a seco permite também um maior aproveitamento da água utilizada no processo mineral. Além disso, o processo também precisa de menos área para disposição, possibilitando maior segurança e controle de impactos.
Após a instalação do novo sistema, a Mineração Usiminas será uma das primeiras grandes empresas da área no Brasil a utilizar essa tecnologia, de acordo com a Revista Minérios.
Veja também: Empresa de mineração abre vaga de emprego em Congonhas (MG)

COMENTÁRIOS