Menu

13º CINEOP leva as escolas ao cinema (com programação gratuita)

23/05/2018 às 17:39
Tempo de leitura
3 min

A Cineop (mostra de cinema de Ouro Preto) chegou em sua 13º edição. O festival acontecerá entre os dias 13 e 18 de junho de 2018. Este ano a mostra de alcance nacional e internacional se estruturou em três pilares: preservação, história e educação.
Idealizada e promovida pela Universo Produção, em  2018 a mostra reafirma o propósito de ser instrumento de reflexão e luta pela salvaguarda do patrimônio audiovisual brasileiro em diálogo com a educação e em intercâmbio com o mundo
Cine Expressão
Uma das iniciativas que fará parte desta edição do Cineop é o “Cine Expressão – a escola vai ao cinema”, um projeto que visa promover um debate educacional entre professores e estudantes por meio de produções audiovisuais brasileiras, um programa voltado para as escolas públicas e particulares do município está com inscrições abertas.
O projeto oferece 3 mil vagas gratuitas para estudantes a partir do 5 anos de idade.
Serão oferecidas 8 sessões de cinema que acontecerão no Cine Teatro (um cinema instalado no Centro de Artes e  Convenções), e o Cine Vila Rica apresentará filmes brasileiros atuais que atuarão temas universais, como família, amizade, coisas pertinentes na área escolar, violência, etc. Uma oportunidade de aproximar as escolas ao cinema. 
Programação
A mostra terá uma programação abrangente e gratuita com homenagens, retrospectivas, filmes restaurados, exibição de filmes brasileiros em pré-estreias, seminário, mostrinha de cinema, atrações artísticas, debates, sessões cine-escola, oficinas e mostra educação.
A programação está estruturada para instalar um cinema na Praça Tiradentes, utilizar o Cine Vila Rica e o Centro de Artes e Convenções para abrigar também as oficinas.
Já foram confirmadas as presenças internacionais como a do diretor Bill Morrison (EUA), que exibirá o longa-metragem Dawson City – Tempo Congelado, filme de 2016 que tem percorrido importantes festivais em todo o mundo. Juana Suárez (Colômbia), a crítica e pesquisadora fará parte da mesa de debate com o tema “Fronteiras do Patrimônio Audiovisual: Formação, produção e preservação no âmbito universitário”. 
Céline Riuvo (França), a curadora da Cinemateca Francesa, participará da mostra  ministrando o workshop “Fronteiras Internacionais: A Comissão Técnica da FIAF” . Em 2018 a Federação Internacional de Arquivos Fílmicos (FIAF) completa 80 anos de existência.
 O espanhol Jorge Larrosa ministrará um workshop internacional com o tema “Revelação da Escola” com conteúdo e enfoque no cinema e arte como procedimentos para revelar ou trazer à presença a materialidade e forma da escola (seus espaços, seus tempos, seus objetos, suas atividades, seus sujeitos, seus gestos).
 As uruguaias Cecilia Etcheverry e Celilia Cirillo participarão dentro da programação da 13ª CineOP da mesa “Cinema e Educação: A Escola no Cinema”, que propõe discutir a escola no cinema como uma possibilidade sensível de reflexão crítica e criativa.  
A programação completa ainda não foi divulgada.
Os alunos interessados em participar do projeto “Cine Expressões – a escola vai ao cinema” poderão se inscrever até  o dia 28 de maio através do Portal Responsável.
Leia também:

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 11:26