Clima

Recorde absoluto de calor do Brasil, de 44,7ºC, pode ser batido nesta semana

No início da manhã desta terça-feira, o Climatempo revela que a temperatura mais alta registrada no Brasil pode ser batida nesta semana. Isso se deve por causa da grande e forte onda de calor que se instalou sobre o país desde o fim de setembro de 2020, que já ocasionou a quebra de recordes históricos de calor  em vários estados do país, inclusive em capitais.

Segundo dados oficiais do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia -, a maior temperatura oficialmente medida no Brasil é 44,7°C em Bom Jesus do Piauí, em 21/11/2005.  Mas nessa segunda-feira, 5 de outubro de 2020, essa marca ficou muito perto de ser batida. Nas cidades de Água Clara e Nova Maringá, nos estados do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, respectivamente, a temperatura chegou aos 44,6°C, segunda maior registrada no Brasil, empatando com a marca de Orleans, em Santa Catarina, que experimentou este calor em 6/1/1963, e perdendo para a de Bom Jesus, como já citado no início do parágrafo.

Veja o gráfico das temperaturas máximas de Bom Jesus, no Piauí, em novembro de 2005, quando registrou a marca de 44,7°C no dia 21 de novembro.

Rodolpho Bohrer

Rodolpho Julio Marci Bohrer é socio-fundador e diretor geral do Mais Minas. Estuda jornalismo na Universidade Cruzeiro do Sul e atualmente é repórter de política, cidades e loterias. Contato: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo