Menu

Mariana e Ouro Preto estão sob alerta de tempestade para esta quarta-feira

O alerta é válido até às 23h59 desta quarta-feira (29) e nele o instituto informa que há riscos potenciais de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos.
29/09/2021 às 06:35
Tempo de leitura
2 min
Imagem: INMET/Reprodução
Imagem: INMET/Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um novo alerta de tempestade para Mariana, Ouro Preto e outros 254 municípios do estado de Minas Gerais. O alerta é válido até às 23h59 desta quarta-feira (29) e nele o instituto informa que há riscos potenciais de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos, de 40a 60 km/h, e queda de granizo. O aviso também engloba as cidades de Congonhas, Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco. Pode chover forte também em cidades do sudeste São Paulo e do Sul do Rio de Janeiro.

De acordo com o comunicado, há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos. Mesmo assim, o INMET alerta para que as pessoas, em caso de rajadas de vento, não se abriguem debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Outra recomendação importante é de se evitar estacionar em locais próximos de torres de transmissões e placas de propaganda, além de se evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Após um longo período de estiagem, o interior de Minas Gerais aos poucos vai sendo tomados por pancadas de chuvas regulares. Em Ouro Preto, por exemplo, houve registro de chuvas na segunda (27) e terça-feira (28), e a tendência é que chova novamente nesta quarta-feira. Contudo, as chuvas duram pouco tempo e se encerram em questão de minutos.

Previsão do tempo

Apesar das chances de chuva, o calor deve ser predominante durante toda a quarta-feira tanto em Mariana assim como Ouro Preto, já que a previsão de mínima e máxima registradas na primeira são de 16ºC e 34ºC, respectivamente, e na segunda, um pouco menos quente, é de 15ºC e 31ºC.

Nas duas cidades a umidade relativa do ar fica entre 35% e 90%.

Última atualização em 19/08/2022 às 07:14