Menu

Mariana e Ouro Preto estão novamente sob alerta de chuvas intensas

Com a tempestade, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
10/10/2021 às 10:55
Tempo de leitura
2 min
Vista aérea de Ouro Preto - Foto: Peterson Bruschi
Vista aérea de Ouro Preto - Foto: Peterson Bruschi

Mais uma vez, as cidades de Mariana e Ouro Preto estão sob alerta de fortes chuvas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), até a manhã de segunda-feira (11), véspera de feriado, pode ocorrer chuva entre 30 e 60 mm/h ou até 50 mm a 100mm/dia acompanhada de ventos intensos, de 60 a 100 km/h. Com a tempestade, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O alerta do INMET é válido também para outras 729 cidades do estado, incluindo Itabirito, Congonhas, Conselheiro Lafaiete e todos os municípios da região Metropolitana, além de todo o estado do Rio de Janeiro e Espírito Santo, e parte do Sul da Bahia e do nordeste e leste do estado de São Paulo.

Caso às chuvas previstas ocorrem e, em caso de rajadas de vento, não se abriguem debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Outra recomendação importante do INMET é de se evitar estacionar em locais próximos de torres de transmissões e placas de propaganda, além de se evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

INMET emite alerta de grande volume de chuvas para o sudeste brasileiro – Imagem: INMET

Previsão do tempo indica que haverá chuvas no feriado de 12 de outubro

De acordo com o Climatempo, há previsão de chuva em Mariana e Ouro Preto para segunda e terça-feira, 11 e 12 de outubro, respectivamente. O tempo chuvoso será acompanhado do frio, já que máxima em Ouro Preto nos próximos dois dias não deve passar 20ºC. Em Mariana, o máximo que os termômetros devem marcar é 22ºC.

O maior volume de chuvas deve ocorrer na segunda, com 90% de chances de que haja 50mm de volume de precipitação. Na terça, esse volume cai consideravelmente, ficando na margem dos 15mm.

Última atualização em 19/08/2022 às 07:05