O que você procura?


Massa de ar quente faz as temperaturas subirem em todas as regiões de Minas Gerais

Carla Cruz 11 de junho de 2020 às 10:38
Tempo de leitura
3 min

O mês de junho já chegou, entretanto, o clima está sendo bem atípico para a época do ano. A partir de quarta-feira (10), as temperaturas aumentaram ainda mais em todas as regiões de Minas Gerais devido a uma grande massa de ar quente. 

A previsão para os próximos dias é de 3°C a 5°C acima da média histórica. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), apesar da semana ser marcada, em todo o estado, por névoa seca e sol entre nuvens, as temperaturas poderão chegar a até 35°C. 

Essa instabilidade climática se deve ao aquecimento global, fazendo com que não tenha mais períodos determinados de frio, chuva e seca. O aquecimento global é um processo de aumento da temperatura média dos oceanos e da atmosfera terrestre causado pela emissão de gases, como a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento, que intensificam o efeito estufa. 

Além disso, justamente por causa do calor excessivo, a previsão para as próximas semanas poderá ser de frente fria e fortes chuvas. 

Veja a previsão do tempo para as principais cidades de Minas Gerais nos próximas dias

Belo Horizonte

A capital mineira será de sol com poucas nuvens durante a semana. O dia mais quente em Belo Horizonte erq previsto para a quarta-feira (10), com temperaturas entre 16°C e 30°C.  Já na sexta-feira (12), o dia poderá amanhecer com céu claro e névoa seca, marcando até 27°C. 

Juiz de Fora

Em Juiz de Fora, o resto da semana será de bastante calor e tempo seco. Apesar do sol aparecer entre nuvens, os termômetros poderão marcar até 30°C praticamente todos os dias da semana. A sexta-feira (12) será marcada por céu limpo e sol forte. Os ventos serão fracos na cidade. 

Uberlândia 

A cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, também irá fazer muito calor durante a semana. A quarta-feira (10) foi de céu totalmente nublado, com temperatura entre 19°C e 29°C. A quinta (11) e a sexta-feira (12) serão de céu limpo e sol forte, colaborando com o aumento da temperatura na cidade. 

Poços de Caldas 

A região mais fria de Minas Gerais, localizada no sul do estado também terá uma mudança na temperatura durante a semana. Em Poços de Caldas, o céu esteve coberto de nuvens durante a quarta-feira (10), e a temperatura máxima pôde chegar a 26°C. Já a quinta (11) e a sexta-feira (12), serão de céu limpo e temperatura de até 27°C. 

Ipatinga

A cidade de Ipatinga, localizada no Vale do Aço continuará marcando altas temperaturas. Com o céu limpo durante todo o resto da semana, os dias serão ensolarados e secos, fazendo com que os termômetros cheguem a até 30°C. 

Leia também: 8 músicas para refletir sobre o meio ambiente e a importância da conservação