Menu

Monte seu closet completo em um cantinho pequeno de sua casa

09/01/2019 às 21:30
Tempo de leitura
6 min

Nem precisa dizer que o closet é o desejo de consumo de muita gente. Convenhamos, é bem mais fácil escolher um look para vestir podendo enxergar, ao mesmo tempo todas as opções que tem.

Um guarda-roupa comum limita a visão das pessoas para os seus pertences. Agora, um closet com portas mais amplas, ou ainda até de prateleiras abertas, expõe melhor as peças e facilita a vida do usuário.

Foto: Idealizzare Arquitetos

Claro que, infelizmente, nem todos os imóveis comportam a construção de um closet. A maioria dos novos empreendimentos – em decorrência da super valorização do metro quadrado nas grandes cidades – possui um quarto de proporções pequenas.

Fora que também não é um costume do brasileiro – assim como é nos Estados Unidos, por exemplo – tem um cômodo destinado só para este fim.

Crédito da foto: Conseil Brasil e AR Arquitetura

Certos imóveis, mais amplos, tem uma parcela considerável de área do dormitório de casal reservada para a construção de um closet.

Nesse caso, fica por conta do proprietário – e não da construtora – contratar um projetista de interiores para fazer o desenho dos móveis – que são planejados de acordo com seu gosto e necessidades. E, muitas vezes, seu design é até interligado com os demais itens do ambiente.

Foto: Samia Sarayedine Testa e Iara Kilaris

Agora, quando a casa é toda compacta, ou a pessoa destina um dos quartos como closet – quando se tem mais de um, claro – ou fica sem closet mesmo. Aí ela tem que “se virar” guardando tudo que tem em um roupeiro simples, tradicional.

Será isso mesmo? Será que não tem um jeito de transformar uma área de circulação, uma área de depósito, um corredor ou um “quartinho dos fundos” que seja em closet? Veja a resposta a seguir!

Foto: Karen Pisacane

Como montar um closet pequeno em áreas menores da casa

O closet até pode ser montado em uma área que, originalmente, serviria como depósito, mas ele não pode parecer como um. Na verdade, ele precisa ser bem estruturado, compartimentado e decorado.

E se esse é, afinal, um local onde a pessoa pode se vestir, então ele pode retratar um pouco de personalidade. Por isso, mesmo que compacto, talvez devesse ser planejado por um arquiteto ou designer.

Foto: Dado Castello Branco

Se a área escolhido para a montagem de um closet for um corredor, é melhor que o projetista se atente ainda mais as dimensões. Existe uma medida mínima ideal para os armários.

Mas também existe uma medida mínima ideal para a passagem de pessoas. As duas coisas tem que funcionar bem. Do contrário, se o espaço de uma coisa comprometer a do outra, é sinal de que o closet, ali, não funcionará.

“A proporção ideal para um closet pequeno é em torno de 2m por 1,80m!”

Foto: Renata Basques e Claudia Arakaki

Quando o cômodo é muito estreito, não adianta a pessoa insistir em construir armários por todos os lados. É melhor que ela escolha apenas uma parede – a de maior extensão livre, de preferência – para compor o seu closet.

E tudo bem se todas as compartimentações ficarem abertas, desde que o ambiente tenha uma porta que possa ser fechada eventualmente, resguardando as roupas da poeira vinda de fora.

Foto: Ornare

Diferentes setores do armário de roupas

No mais, a estrutura geral do armário pode ser projetada para ficar do jeito que a pessoa quiser. Mas, é claro que o projetista vai lhe orientar sobre aquelas áreas que não podem faltar no closet.

Por exemplo, um cabideiro para pendurar vestidos, ternos e outras peças sociais. Um gaveteiro para roupas mais íntimas. Além de prateleiras e nichos para camisetas, blusões, sapatos, bolsas, edredons e travesseiros.

São medidas ideias indicadas para cada setor do armário de roupas:

  • profundidade prateleiras entre 45 cm e 65 cm;
  • altura mínima do calceiro de 70 cm;
  • altura mínima do cabideiro na parte baixa em de 90 cm e na parte alta de 1,40m a 1,60m;
  • altura mínima do maleiro de 60 cm;
  • altura das gavetas em torno de 20 cm;
  • altura da sapateira entre 12 cm a 18 cm.

Foto: Maria Helena Torres e Rafael Guimarães

Como decorar um closet pequeno

Se o ambiente escolhido para a montagem do closet já era pequeno, é bem provável que não tenha sobrado muito espaço para ornamentações.

Mas tem sempre uma coisa e outra que pode ser inserido no espaço para tornar a decoração mais bonita. E é interessante, inclusive, que o projetista escolha peças que aumentem ainda mais a funcionalidade do cômodo.

Sendo o armário aberto, pode-se explorar, por exemplo, a parede de fundo com a aplicação de um papel de parede bem escuro ou estampado.

Em qualquer superfície lisa – pode ser até uma porta -, colocar um espelho – que vai ajudar a dar mais sensação de amplitude e fazer o local parecer mais bem iluminado. Ou, talvez, fixar um suporte para bolsas, lenços e colares.

Foto: Rodrigo Fonseca

Ademais, sobram poucos lugares para a decoração do closet. No piso, pode-se colocar um tapete bem fofo e, se couber na circulação, um pufe ou um gaveteiro com um arranjo de flores em cima.

Sobre as prateleiras, caixas organizadoras coloridas. Na janela – se houver -, uma cortina bem bonita. E no teto, um sistema de luminárias com um lustre charmoso no ponto central.

Foto: GF Projetos e Conseil Brasil

Gostou das dicas? Enxergou a possibilidade de criar um closet em um cantinho pequeno de sua casa? Então, coloque as mãos na massa e realize esse sonho!

Estas dicas de como ter um closet em espaços pequenos foram criadas pela equipe Viva Decora.

Última atualização em 19/08/2022 às 09:32