Menu

Ícones do Clube da Esquina se apresentam em Ouro Preto no início de julho

Os shows vão acontecer nos dias 5, 6 e 7 de julho
24/06/2022 às 19:34
Tempo de leitura
4 min
Imagem: reprodução/redes sociais de Flavio Venturini, Beto Guedes e Lô Borges
Imagem: reprodução/redes sociais de Flavio Venturini, Beto Guedes e Lô Borges

Lô Borges, Beto Guedes e  Flávio Venturini, fundadores do Clube da Esquina, se apresentarão na comemoração dos 50 anos do movimento musical belo-horizontino que se transformou no álbum “Clube da Esquina”. Com um convidado especial, Paulinho Moska, a série de shows acontece no começo de julho em Ouro Preto. 

Lançado em 1972, o álbum foi avaliado e eleito por 162 especialista como o melhor do Brasil. A divulgação foi realizada em maio deste ano (2022), pelo relevante site de música Discoteca Básica. A avaliação aconteceu em 2021. Em segundo lugar ficou “Acabou Chorare”, dos Novos Baianos, e em seguida “Chega de saudade” de João Gilberto. O título entrega um tom rememorativo, pois além do disco completar 50 anos, ainda se consolidou como o melhor. 

Músicas e arranjos do Clube da Esquina

Clube da Esquina. Foto de Mário Luiz Thompson (1973).
© Copyright Todos os direitos reservados

Arranjos inovadores, poesias profundas com letras marcantes que remetem a liberdade e aos movimentos políticos que fizeram o Brasil respirar ares mais leves, enquanto vivia uma ditadura militar, o álbum “Clube da Esquina”, pode ser considerado um trabalho musical atemporal. 

Para além das questões políticas inerentes ao momento do seu lançamento, a música dos jovens mineiros ganhou popularidade pela rica sonoridade, que mescla o rock, o jazz e elementos brasileiros, formando uma identidade singular, muito difícil de dissociar de Minas Gerais, afinal é como se a música do Clube da Esquina complementasse as paisagens mineiras. E como a paisagem de Minas cantada levou o estado para diversas partes do Brasil e mundo.

É difícil destacar uma música do álbum, embora o senso comum tenha o feito, a canção que leva o nome do disco, por exemplo, é uma das mais lembradas. “Trem azul”, composta por Lô Borges e Reinaldo Bastos, “Nada Será Como Antes”, de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos, “Paisagem na Janela”, parceria entre Fernando Brant e Milton Nascimento e “Um Gosto do Sol”. 

Entretanto quem mergulha na obra completa descobre um universo sonoro e poético das histórias e paisagens de Minas ainda mais complexas. É o caso da música “Cravo e Canela”, “Saídas e bandeiras nº 1”, “Me Deixa em Paz”, “Um Girassol da Cor de Seu Cabelo” e “Nuvem Cigana”. 

Comemoração dos 50 anos do Clube da Esquina em Ouro Preto

Os shows em comemoração do álbum Clube da Esquina vão acontecer em Ouro Preto nos dias 5, 6 e 7 de julho, no estacionamento do Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Veja! 

Lô Borges 

Lô Borges volta a se apresentar em Ouro Preto, agora no auge dos seus 70 anos e comemorando um trabalho artístico que sem a sua contribuição musical não seria o mesmo. Além do trabalho e movimento musical junto aos colegas de profissão, o cantor e compositor também lançou álbuns solos e construiu uma sólida carreira, de grande relevância para a composição da música brasileira.

Data: 5/07 (terça-feira)
Horário: 20h 

Beto Guedes e Flávio Venturini 

O encontro icônico entre Beto Guedes e Flávio Venturini também faz parte da grade de programação da comemoração do Clube da esquina em Ouro Preto. A dupla que fez história juntos e posteriormente com suas carreiras isoladas, sobem ao palco na noite fria da cidade histórica para interpretar grandes clássicos musicais. 

Data: 6/07 (quarta-feira)
Horário: 20h 

Paulinho Moska 

Profundo admirador das obras dos mineiros que compõem o Clube da Esquina, Paulinho Moska é um convidado especial para esta significativa festa. Ele que já gravou “Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor”, do Bituca (Milton Nascimento), agora tem a oportunidade de prestar uma homenagem em grande estilo aos artistas deste álbum e movimento de grande prestígio. 

Data: 7/07
Horário: 20h 

Todos os eventos tem entregada gratuita.

Ouça o álbum “Clube da Esquina”:

YouTube video
Álbum musical “Clube da Esquina” completo.


Última atualização em 24/06/2022 às 19:52