Menu

Do lançamento ao sucesso: a trajetória do Jeep Renegade no Brasil (2015-2022)

03/06/2023 às 16:08
Tempo de leitura
4 min
Jeep Renegade
Jeep Renegade

O Jeep Renegade, lançado no Brasil em 2015, rapidamente se tornou popular na categoria de SUVs compactos, competindo pelo primeiro lugar com o Honda HR-V. No entanto, a partir de 2016, de acordo com a coluna Primeira Classe do Uol, o Renegade começou a perder participação na categoria, lutando para manter sua segunda posição contra novos concorrentes como Nissan Kicks e Hyundai Creta​.

Em 2018, o Renegade passou por mudanças significativas que foram mais voltadas para o mercado do que para a estética ou mecânica. Essas mudanças resultaram em um aumento de 40% nas vendas para o público PCD. Embora 2018 estivesse chegando ao fim quando essas mudanças foram implementadas, elas estabeleceram a base para o sucesso do Renegade em 2019. Naquele ano, o Renegade se tornou o líder indiscutível na categoria de SUVs compactos​.

Apesar de seu sucesso inicial, o Renegade tinha suas falhas. Como o primeiro carro da nova fase nacional da Jeep, o Renegade apresentava suspensão independente nas quatro rodas, tração 4×4 e uma versão a diesel. No entanto, após a empolgação inicial, começaram a surgir problemas. Os principais eram o espaço interno e o porta-malas compactos, com apenas 280 litros de capacidade, que estavam longe de satisfazer as necessidades do cliente típico de SUVs, que precisa ou deseja mais espaço. O modelo também era desvantajoso em relação ao HR-V e outros concorrentes em termos de espaço interno.

Além disso, a versão do Renegade com motor flexível, que era a mais vendida, ganhou uma má reputação. O motor 1.8 aspirado (132 cv) foi considerado fraco para o pesado Renegade, que pesa cerca de 200 kg a mais do que a maioria de seus rivais. Este motor também ganhou a fama de ser “gastão”​.

No entanto, em resposta à crescente concorrência e à presença do Compass nas concessionárias, a Jeep decidiu mudar a estratégia de marketing do Renegade. O Renegade começou a ser mais “vendido” pela marca como um veículo para os amantes da Jeep e da bagagem off-road que a montadora carrega. Em outras palavras, um modelo confortável, robusto, bom para lidar com o desgaste diário e também trechos de off-road. Em 2019, a Jeep realizou uma série de eventos chamados “Jeep Experience Territory” em várias cidades do Brasil, ao longo do ano​​.

Veja algumas informações extras sobre o Jeep Renegade de 2015 a 2022 no Brasil:

Estética:

  • Introduzido no Brasil em 2015 com um design de SUV compacto que apresentava suspensão independente em todas as quatro rodas, tração 4×4 e uma versão a diesel.
  • Em 2018, o Renegade recebeu alterações mais voltadas ao mercado do que estéticas e mecânicas.

Mecânica:

  • Suspensão: McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores com geometria triangular e barra estabilizadora.
  • Freios: Dianteiros – discos ventilados, Traseiros – discos sólidos​​.

Motor:

  • A versão mais vendida do Renegade no Brasil, a versão flex, inicialmente tinha um motor 1.8 aspirado (132 cv) que era considerado fraco para o pesado Renegade (que é cerca de 200 kg mais pesado do que a maioria de seus rivais) e também tinha a reputação de ser “gastão”.
  • Em 2022, a motorização era 1.3 com potência de 185 cv (E) / 180 cv (G) e torque de 27.5 (E) / 27.5 (G) kgf.m.

Consumo:

  • O motor 1.8 aspirado (versão flex) dos modelos anteriores tinha a reputação de ser um gastador de combustível.
  • Em 2022, o consumo na cidade era de 7.7 km/l (E) / 11 km/l (G) e o consumo na estrada era de 9.1 km/l (E) / 12.8 km/l (G)​​.

Preços:

  • A faixa de preço para os modelos 2022 no Brasil varia de R$142 mil para o Renegade Longitude T270 4×2 AT6 a R$ 169 mil para o Renegade Trailhawk T270 4×4 AT9 e Renegade Série S T270 4×4 AT9​​.
COMENTÁRIOS