Menu

Arte em Foco

Tempo de leitura
3 min

O espaço “Arte em Foco” é o local onde serão abordados temas ligados às técnicas de diversas áreas das artes plásticas, bem como a importância que ela tem ao longo história da humanidade e nos dias de hoje. Um dos objetivos é encorajar nossos leitores a entrar no mundo das artes, despertando o interesse para se aprofundar neste mundo incrível. 

O que é arte e quando ela iniciou? 

Podemos definir a arte como a representação ou suposição sobre algo, podendo simbolizar a natureza, o abstrato ou surreal. Na prática, tem um objetivo de agradar os olhos. Cada obra exprime algo, seja nas artes plásticas ou em qualquer tipo de técnica, como música, escultura, enfim, as mais variadas classes.

O ser humano expressa a sua vida através da arte, sua rotina, o ambiente onde vive, seus sentimentos. Se analisarmos o contexto histórico, veremos que há 45.000 anos atrás, o ser humano já tinha esta capacidade de observar ao seu redor e registrar importantes situações. A descoberta feita por arqueólogos, recentemente, na ilha Celebes (ou Sulawesi) na Indonésia demonstra isso. 

Fonte: Adam Brumm

A obra trata-se da figura de um javali selvagem e para a confecção do desenho de tamanho 136 x 54 centímetros, foi utilizado um pigmento ocre vermelho. Em destaque, a pintura traz a característica semelhante a um javali macho e adulto, mas se analisado é possível visualizar ligeiramente mais dois animais que parecem estar um confronto.

A partir da observação deste desenho, podemos chegar à conclusão, que o homem já naquela época, trabalhava com uma representação muito fidedigna do que via, tendo uma capacidade cognitiva para representar figuras, muito avançada para o seu tempo, e isto sem margens de dúvidas colaborou para sua evolução. 

Podemos considerar que a competência na sobrevivência adotada pelo homem é a mais pura arte, já que tudo que existia, era um risco à sua vida, e este animal bípede e racional venceu os obstáculos através da persistência, e quando possível buscou eternizar suas obras nas paredes de cavernas.  

Esta descoberta é muito importante historicamente, já que desta forma sabemos que há 45 mil anos atrás, o homem contava sua história em imagens. Mas será que isto não começou há mais tempo? Talvez as pesquisas tragam novas evidências em períodos mais distantes e a arte ganhe uma nova data de início. 

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 06:20