Menu

Guarnição do Corpo de Bombeiros de Itabirito recebe curso gratuito

12/11/2022 às 13:13
Tempo de leitura
2 min
Arte: Clínica Veterinária Habitat
Arte: Clínica Veterinária Habitat

No dia 16 de novembro, quarta-feira, a partir das 9 horas da manhã, a guarnição do Corpo de Bombeiros de Itabirito receberá um curso gratuito de capacitação de manejo de animais errantes em resgate (cães e gatos). O curso em questão será ministrado pela médica veterinária Amanda Lopes, da Clínica Veterinária Habitat. Além dos militares, também é aguardada a participação da Brigada municipal de incêndio.

O Tenente Luiz Francisco Borges, um dos responsáveis por levar o curso até a guarnição, conta com animação como eles estão aguardando: “Esperamos que seja de bastante engrandecimento para nossa tropa, que possamos aprimorar nossas técnicas operacionais para este tipo de ocorrência”, explica. Ainda de acordo com o Tenente, todos estão ansiosos para receber novos ensinamentos, principalmente de profissionais que trabalham com esses animais, e lidam diariamente com eles. “Este aperfeiçoamento visa, além de melhorar a segurança dos bombeiros em serviço, também o maior bem estar dos animais”, completa.

O mesmo curso de capacitação de manejo oferecido pela Clínica Veterinária Habitat, também já foi ministrado para as guarnições de Mariana e Ouro Preto. Atualmente, ambas tropas contam com pessoal especializado em resgate de cães e gatos, de forma segura e eficiente. De acordo com Amanda Lopes, a ideia é que, posteriormente, também sejam oferecidas técnicas de manejo para resgate de aves e outros animais silvestres. No entanto, para que seja atingido o objetivo principal do curso, visa-se apenas ensinar sobre técnicas de resgate e manejo em cães e gatos. “A ideia é oferecer cursos também de manejo de aves e outros animais silvestres, porém, ainda não conseguimos por conta do tempo”, ressalva Amanda.

Outros objetivos indiretos também são esperados para serem atingidos, como por exemplo reforçar sobre as zoonoses (doenças transmitidas de cães e gatos para humanos). Algumas doenças que afetam animais domésticos, como os caninos e os felinos, são disseminadas através da mordida, ou até mesmo da arranhadura desses. Além do alerta para as zoonoses, a Clínica Habitat quer, também, conscientizar as famílias e participantes para cuidados médicos veterinários com seus animais de estimação.

Última atualização em 14/11/2022 às 13:29