Menu

A triste história do príncipe e o bobo nos porões de Vila Rica

15/04/2022 às 20:22
Tempo de leitura
4 min
Foto: Ane Souz/Nenno Viana/PMOP/Facebook
Foto: Ane Souz/Nenno Viana/PMOP/Facebook

Ouro Preto não é para amadores, quando pensamos que não tem mais nada para acontecer, a administração municipal simplesmente tenta reviver uma das histórias mais trágicas do nosso país, a monarquia.

Sob o argumento de comemorar os 200 anos da visita de Dom Pedro II a Ouro Preto e iniciar as comemorações do bicentenário da independência brasileira, o executivo local simplesmente convidou, neste início de abril alguns dos herdeiros do antigo trono brasileiro, com destaque para João de Orleans e Bragança, João Philippe de Orleans e Bragança e Mia Isabel de Orleans e Bragança.

Antes de mais nada, é preciso pensar: que comemoração é essa onde se convidam supostos herdeiros de um reinado que não existe a mais de 100 anos? Será que temos mesmo que comemorar a vinda da antiga família real a cidade?

Estes cidadãos representam o que há de mais atrasado em termos de governo, que é a falida monarquia, onde reis e rainhas sobrevivem às custas de tributos pagos pelos seus súditos, ou seja, o povo. No caso dos ilustres visitantes, vivem até hoje disso, já que a população de Petrópolis paga um imposto chamado laudêmio, que vai direto para a ex-família real. Qual o sentido de exaltar algo tão sem sentido já que nos livramos desse tipo de opressão desde o fim do século XIX?

É preciso lembrar que são exatamente os antepassados destes sujeitos que escravizaram o povo negro africano e trouxeram para o Brasil, especialmente Ouro Preto, com o objetivo de trabalhar nas minas de ouro, será que a cara dos governantes não queima de fazer tamanho escracho com mais da metade da população da cidade, composta exatamente por descendentes desses escravos negros?

Mais um ponto que precisamos debater é a tal comemoração do bicentenário da independência, afinal nos libertamos de onde e fomos para onde? É preciso disputar esta narrativa de que fomos libertos pela bondade de um rei em cima de um cavalo branco que deu um grito às margens de um rio, na verdade houve muita luta e derramamento de sangue de vários patriotas que culminaram na independência do Brasil, esse discurso de empoderar e glorificar os que perseguiram e assassinaram nossos heróis nacionais precisa ser desmascarado!

Outro ponto importante é questionar de onde veio o dinheiro para a vinda da tal família real para a cidade, quem pagou estas contas? Não é possível que o erário público está sendo usado para bancar festividades de pessoas que não são bem-vindas a antiga Vila Rica, ainda mais com o povo passando sede, já que a prefeitura não resolve o eterno problema da Saneouro.

Como se não bastasse, a resposta oficial da assessoria de comunicação do poder público municipal é que “tal visita fortalece o turismo em Ouro Preto”. Isso é viver em uma realidade paralela típica das que viviam os antigos bobos da corte (já que gostam tanto de um reinado), enquanto falta o básico para a população e as escolas caem aos pedaços, a prefeitura comemora com os principais responsáveis pelo nosso subdesenvolvimento, um verdadeiro disparate!

Precisamos de uma nova independência municipal que nos livre desses imperadores de fachada que vivem de endeusar um passado que não existe mais, estamos no século XXI e queremos que os princípios democráticos sejam respeitados, sepultando de vez essa história falsa de príncipes e princesas que só existem nos contos de fadas! 

Até a próxima.

Última atualização em 15/04/2022 às 22:04