Menu

Pedro Peixe: Referendo da Saneouro já! É hora de ouvir o povo!

15/10/2021 às 20:52
Tempo de leitura
3 min
O prefeito Angelo Oswaldo recebeu o relatório da CPI Saneouro em mão - Foto: Sinasefe/Facebook
O prefeito Angelo Oswaldo recebeu o relatório da CPI Saneouro em mão - Foto: Sinasefe/Facebook

Finalmente teve fim a CPI da Saneouro, mas, ao contrário do que esperavam alguns, tudo parece estar mais confuso do que nunca, afinal de contas, para que o relatório aprovado na CPI seja cumprido, é preciso vontade política.

Achar que simplesmente por ter tido uma Comissão Parlamentar de Inquérito tudo está resolvido é um grave erro que alguns cometem (ou fingem cometer). Pior do que isso, querem levar os movimentos sociais contrários à privatização da água da cidade a reboque.

Não há dúvidas que é importante um relatório recomendando a anulação da licitação e do contrato com a Saneouro, bem como o indiciamento de seu principal responsável, mas só isso não basta, a pressão precisa seguir e, para alguns (como eu) deve mudar o foco.

Acreditar cegamente nas instituições é algo que a sociedade civil nunca deve fazer, afinal de contas, em um sistema burguês, atende-se aos interesses da burguesia, sendo assim, “o caminho de paciência e espera que o prefeito vai cumprir a sua promessa” não deve mais ser tolerado, é preciso ações mais contundentes.

A palavra de ordem deve mudar, não tem que se dizer somente “Fora Saneouro”, é hora de bradar “Referendo já”. Esse parece ser o melhor caminho a se seguir, já que este é um instrumento em que os eleitores se pronunciam através do voto sobre assuntos de relevante interesse público. Quer assunto de maior interesse que o futuro das águas da cidade?

É importante destacar que para este caso um plebiscito não seria possível, como defendem alguns, pois este é convocado antes da lei entrar em vigor, que não é o nosso caso, por isso o referendo é a melhor proposta.

O caminho para o referendo, infelizmente não é tão simples, mas é palpável, para isso, é preciso que um terço dos vereadores apresente a ideia na Câmara ou se realize um abaixo-assinado com 5% dos eleitores.

A primeira opção seria a mais simples, mas a configuração do legislativo, governista, parece impedir que esta ideia vingue, restando então a segunda opção, mais difícil, mas não impossível.

Para isso, é preciso que os movimentos sociais da cidade abarquem a ideia, criem este abaixo-assinado e levem a cabo esta iniciativa popular, cortando de uma vez por todas o excesso de dependência institucional que parece atravancar as organizações populares ouro-pretanas.

O desafio está lançado, vamos esperar sentados a decisão do executivo, lembrando que integrantes da atual gestão já se pronunciaram a favor da Saneouro, ou faremos com nossas mãos tudo aquilo que nos interessa?

A conferir…

Até a próxima!

Última atualização em 19/08/2022 às 07:00