Menu

Foi dada a largada para as eleições em Ouro Preto

01/10/2020 às 08:00
Tempo de leitura
3 min
Foto: Arquivo/Mais Minas
Foto: Arquivo/Mais Minas

Começou. Depois de muita espera, desde o dia 27-09 teve início a eleição municipal em Ouro Preto. Após muita expectativa, temos seis postulantes ao cargo mais cobiçado da cidade, o de prefeito.

A primeira candidatura que merece nossa análise é a de Suely Xavier. Juntamente com Zé Eduardo, formam a chapa do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade). Apesar de desconhecidos da maior parte da população, os psolistas vem para as eleições com um discurso extremamente radical, objetivando representar a extrema esquerda na cidade, apesar da simpatia que ambos possuem, eles têm tudo para disputar a lanterninha, curiosamente com a chapa ligada a extremíssima direita, que vamos abordar a seguir.

+ Eleições em Ouro Preto: conheça as declarações de bens dos candidatos à prefeitura

Os professores Clésio e Geraldo, são os representantes do DC (Democracia Cristã) no pleito eleitoral. Odiados por muitos e apoiado por poucos, são os representantes da extremíssima direita no pleito eleitoral. Possivelmente serão muito pouco votados graças a seu discurso polêmico, entretanto demonstram como o pensamento conservador tem crescido nos últimos anos, até mesmo em Ouro Preto.

Falando nisso, pelos lados do chamado leandrismo, temos também aproximação com a extrema direita. Zé Leandro do PSC (Partido Social Cristão), partido de alguns dos filhos de Bolsonaro e Gleiser Boroni do PSL (Partido Social Liberal), antigo partido de Bolsonaro, estão juntos para tentar retomar a prefeitura após 8 anos. Definidos como conservadores hi-tech, ambos vêm com força para buscar o apoio do bolsonarismo (Gleiser) e do leandrismo (Zé Leandro) e assim tentar fazer pressão apostando na divisão eleitoral entre Angelo Oswaldo e Júlio Pimenta, afinal ambos um dia foram do mesmo grupo.

Ainda acerca de rachas políticos, temos a candidatura solo do SDD (Solidariedade), com o Professor e ex-reitor do IFMG Caio Bueno e Aline Lopes na vice. Caio, que na eleição passada foi bem votado, perdeu o apoio do ex-prefeito Zé Leandro, fazendo com que seja um azarão com poucas chances de vitória devido ao isolamento de seu partido e possível falta de estrutura por conta de seu desempenho nas pesquisas, que é apenas razoável com muita perda de intenção de votos desde os primeiros números até os atuais.

Angelo Oswaldo do PV (Partido Verde) e Regina Braga (Republicanos) apresentam uma candidatura de oposição ao antigo aliado de Angelo, o atual prefeito Júlio Pimenta. Com apoios estaduais fortes e sua famosa oratória, essa é uma candidatura que merece destaque por pleitear de fato a vitória, bem como Zé Leandro e Júlio Pimenta, os três favoritos.

Por último, temos a candidatura da situação, com Júlio Pimenta do MDB (Movimento Democrático Brasileiro) e Tico Miranda do PDT (Partido Democrático Trabalhista). Contando com toda a estrutura (asfáltica inclusive) que a prefeitura pode oferecer, em que pese a alta rejeição de J. Pimenta, são também fortes na briga pela vitória em 15 de novembro.

E aí? Quem vai vencer essas eleições ouro-pretanas? Temos candidatos de todos os tipos, para todas as ideologias e com variadas personalidades, cabe ao eleitor escolher e votar com sabedoria, afinal voto mal dado não tem preço, tem consequência.

Até a próxima.

Última atualização em 28/08/2021 às 17:08