Menu

Corrida: Confira os benefícios do treinamento de força

21/09/2020 às 06:55
Tempo de leitura
3 min
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Quando falamos de modalidades esportivas como a corrida, observamos que uma parte considerável de seus praticantes não são adeptos do treinamento de força muscular, muitos ainda acreditam que não fará diferença em seu desempenho esportivo ou não conhecem os benefícios que poderão conseguir.

Primeiramente, a montagem de um treino de força para os corredores precisa ser pensada a partir do treinamento principal, que é o específico de corrida. A distribuição dessas sessões ficará de tal maneira que um não prejudique o desempenho do outro. O treinador das sessões de musculação precisará ter contato com a planilha de treinos de corrida, entender em qual momento da periodização o corredor se encontra e assim planejar todo o cronograma. O indivíduo que deseja melhorar seu desempenho de corrida é diferente daquele que tem o objetivo de hipertrofia, por exemplo. Não serão necessárias muitas sessões semanais, o recomendado é de dois a três treinos por semana.

Uma das variáveis mais importantes e mais negligenciadas é a Economia de energia. Essa capacidade corresponde à demanda de energia para uma determinada velocidade de corrida submáxima e é expressa como o consumo de oxigênio, representando assim uma relação entre fatores biomecânicos e fisiológicos. Sabemos que a organização de planilhas de corrida contribui para a melhora dessa variável, mas a adição do treino de força poderá proporcionar benefícios ainda melhores. Variações de carga, treino de ‘’core’’ epliometria são algumas das estratégias utilizadas dentro de um programa de treinamento de força.

+ 5 dicas para potencializar seus treinos em casa

Sabemos que para desenvolver alguma lesão músculo esquelética, precisamos de mais de um fator. Um desses fatores poderá ser a força muscular, tendo em vista que a nossa musculatura será utilizada para absorver cargas durante as fases de contato com o solo e também gerar potência para o deslocamento do corredor. Sendo assim, uma avaliação prévia irá informar qual a necessidade de cada corredor em relação ao trabalho de força. Seguindo as recomendações, a musculação também poderá reduzir o risco de lesões.

Procure um treinador especializado e que tenha experiência em desenvolver treinos de força para corredores. Alinhando seus objetivos inicialmente, facilitará o desenvolvimento de um programa que contribua para a sua evolução.