Menu

Eleições 2020: Voto Consciente

09/11/2020 às 08:00
Tempo de leitura
4 min
Foto: TSE/Divulgação
Foto: TSE/Divulgação

“Voto Consciente” foi o termo mais difundido durante o período eleitoral de 2020 diante da atual conjuntura política brasileira. O anseio pela renovação política, pela solução dos problemas atuais do país e pela seriedade do campo político são coeficientes que fomentaram a difusão do termo e a reflexão da importância do voto para transformação social. Assim, o voto consciente passou a ser um importante mecanismo para tornar as eleições mais sérias e justas.

A princípio, o voto consciente faz referência a importância do voto a partir de informações adequadas que apontem ao eleitor que o candidato é quem está mais apto a atender as demandas populacionais. Ademais, trata-se do voto sem interesse ou vantagem pessoal, sendo exclusivamente pensado e concretizado em prol da coletividade. Assim, com o conhecimento adequado sobre o candidato o voto será consciente, tendo como vencedor aquele que mais estiver apto a gerir o patrimônio e o interesse público.

Quais os passos para votar de forma consciente?

Conheça os cargos que estão sendo concorridos:

É de suma importância que os eleitores saibam quais são as funções designadas aos cargos que estão sendo pleiteados. Nas Eleições de 2020 os cargos são para prefeito e vereador, assim os eleitores devem saber quais são as obrigações dos cargos para que posteriormente as eleições possam cobrar de forma efetiva tudo aquilo que foi prometido durante as campanhas eleitorais. Conheça aqui as atribuições dos cargos pleiteados nas eleições municipais de 2020.

Conheça os candidatos, partidos e coligações:

Cada candidato deve elaborar um programa de governo, assim busque conhecer quais são as principais propostas dos candidatos e vejam quais mais identificam com suas visões e necessidades sociais. Logo, saber a história dos candidatos em detalhes revelará muito sobre como será sua figura política caso seja eleito. O TSE mantém um site com inúmeras informações sobre os candidatos, além da internet oferecer muitas informações sobre a política brasileira, trazendo dados sobre candidatos que você está avaliando.

Conheça as regras do jogo:

As eleições podem ser vistas como uma disputa condicionada a um conjunto de regras que as tornam mais justas e democráticas. Dessa forma, conhecer todo o processo eleitoral, como: a diferença entre as modalidades de voto, como é feito a apuração dos votos, os dados referentes as candidaturas, entre outros aspectos que são importantes que os eleitores os conheçam.

Saiba das suas opções na hora de votar:

O voto consciente requer muito estudo, então é fundamental conhecer todos os candidatos para que haja a ponderação de qual melhor representa seus interesses e melhor representa a coletividade. Assim, ao votar poderá escolher aquele que melhor trabalhará em prol da sociedade ou até mesmo anular ou votar em branco. É de extrema importância que o eleitor conheça todas as suas possibilidades!

Não venda seu voto!

Prática muito comum, porém, ilegal! Fazer do voto uma mercadoria fragiliza todo o processo democrático e demostra um descaso inadmissível. Votar em um candidato que compra votos e utiliza de métodos imorais e ilegais para conseguir vencer um pleito, representa que o candidato não estará disposto a trabalhar em prol da sociedade e do cidadão, além do eleitor abdicar do seu papel como cidadão, desfavorecendo a democracia.

O voto é a arma que os eleitores têm para lutarem por representatividade política e por uma sociedade melhor. Dessa forma, o voto consciente é decisivo para o futuro social, favorecendo a democracia e a seriedade do espectro político. A renovação política começa na ponderação e estudo de qual candidato devemos votar, sendo primordial eleger candidatos que estão dispostos a trabalhar em prol da sociedade, buscando melhorá-la e levando bem-estar e dignidade aos cidadãos.

Última atualização em 09/11/2020 às 02:06