Menu

Água com limão em jejum: quanto sentido tem nessa prática?

22/08/2019 às 08:30
Tempo de leitura
2 min

Um ícone dentre os itens popularmente recomendados como milagrosos no quesito emagrecimento é a água com limão, a qual segundo as orientações deve ser ingerida diariamente e em jejum. Além da promessa do emagrecimento, outros benefícios são comumente citados, dentre eles melhora na digestão, aumento da imunidade, etc.

No que diz respeito ao emagrecimento alega-se que esse benefício acontece devido a presença de pectina, a qual trata-se de um tipo de fibra que fica na entrecasca e polpa do limão e que pode dar saciedade. Dessa forma, para se obter os benefícios da pectina para a perda de peso, a entrecasca e a polpa do limão não devem ser descartados, desse modo apenas o suco do limão não seria suficiente para promover os efeitos desejados.

Por ser um alimento rico em vitamina C, que está relacionada ao nosso sistema imune, o limão pode auxiliar no aumento da imunidade, porém isso não torna o consumo de água com limão em jejum um método milagroso, visto que quantidades consideráveis de vitamina C podem ser obtidas por meio do consumo de variados alimentos in natura, como goiaba, pimentão, acerola, brócolis, etc.

O ácido cítrico presente no limão, se consumido em jejum pode aumentar a secreção dos ácidos gástricos, auxiliando no processo digestivo, porém é importante se atentar para a quantidade ingerida pois o consumo em excesso pode causar efeitos contrários.

O segredo de uma vida saudável é uma alimentação rica em alimentos in natura, evitando o consumo de produtos ultra processados, além de uma adequada ingestão hídrica e prática regular de atividade física. Cada alimento tem capacidade de proporcionar benefícios ou prejuízos, de acordo com suas próprias características, bem como o estado de saúde de quem o consome. Nenhum alimento, por si só, é capaz de causar emagrecimento ou quaisquer outros efeitos milagrosos. Não existe milagre ou mistério: O emagrecimento ocorre quando o consumo de calorias ocorre em quantidade menor do que se gasta;e a qualidade de vida só será possível quando os hábitos saudáveis fizerem rigorosamente parte da rotina.

COMENTÁRIOS