Menu

Consumir, ou não, aquele cafezinho após as refeições?

25/09/2019 às 09:00
Tempo de leitura
2 min

Prática muito comum, sobretudo entre os brasileiros, é o consumo de café após as refeições. Porém, embora possa parecer um costume inofensivo, a ingestão de café pode interferir na absorção de alguns nutrientes.

A cafeína presente no café pode interferir na absorção do cálcio, mineral importante para a saúde óssea. Porém, esse efeito pode ser evitado caso sejam consumidas as quantidades de cálcio conforme as recomendações diárias. Dessa forma, para conservar a saúde dos ossos o mais importante é manter o consumo adequado de cálcio e vitamina D, para que assim o consumo de café após as refeições não seja um hábito consideravelmente preocupante.

Outro nutriente que pode ter sua absorção comprometida, devido ao consumo de café após as refeições, é o ferro, que é um mineral que atua na síntese das células vermelhas do sangue e no transporte de oxigênio para as células. O consumo de uma xícara de 250 ml de café após uma refeição pode reduzir em 40% a absorção do ferro, sendo que esse efeito pode ser maior ou menor conforme variação da quantidade de café consumida.

Entretanto, o hábito de se praticar uma alimentação saudável diariamente, com alimentos fontes de ferro, é capaz de reduzir a interferência do café na nutrição de um indivíduo de estado nutricional saudável. No entanto, é importante lembrar que no caso de pessoas portadoras de anemia por deficiência de ferro, o consumo de café após as refeições deve ser evitado.

Em suma, podemos dizer que uma alimentação equilibrada é a chave para minimizar os efeitos indesejáveis de determinados hábitos comuns do cotidiano, e que não existe uma regra geral para 100% dos indivíduos, portanto não se pode proibir uma prática para toda a população com base em um único parâmetro, pois quando se trata de saúde, antes de tudo deve ser considerada a individualidade de cada um.