Menu

Jantar versus lanche: Qual o melhor para perda de peso?

20/05/2020 às 06:00
Tempo de leitura
2 min

Relato muito comum de quem se dispõe a iniciar uma rotina para perda de peso consiste na substituição do jantar por um lanche noturno, sob a alegação de que o hábito de jantar contribui para o ganho de peso.

O ganho de peso ocorre quando o gasto energético é menor que a ingestão calórica durante todo o dia e não apenas no período noturno. A escolha dos alimentos consumidos é o que determinará o ganho de peso ou não.

A troca do jantar por lanches pode fazer com que ocorra uma maior ingestão de calorias, sódio, gordura e açúcar, quando comparado com uma refeição tradicional com arroz, feijão, verduras e legumes, por exemplo, os quais fornecem vitaminas, minerais e fibras. Dessa forma pode-se perceber que a substituição de refeições como almoço e/ou jantar por lanches não é uma estratégia recomendada para o emagrecimento saudável.

Logo, conclui-se que a chave para evitar o ganho de peso é o hábito alimentar equilibrado, evitando excesso de alimentos gordurosos e frituras, produtos industrializados e ricos em sódio e açúcar. O ideal é que se consuma  alimentos variados a fim de garantir um aporte adequado de calorias, carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais.

Se o objetivo é perda de peso não será a substituição de refeições que garantirá o alcance desse objetivo, mas sim a melhoria de escolhas alimentares e o aumento do gasto energético. Tudo é resultado da mudança de hábitos.

COMENTÁRIOS