Menu

Iron Biker Brasil será realizado em Mariana (MG) nos dias 13 e 14 de novembro

A prova contará com ciclistas de todos os cantos do Brasil, que estarão em busca da superação de seus limites.
23/10/2021 às 20:56
Tempo de leitura
5 min
Foto: Kinderlly Brandão/Mais Minas
Foto: Kinderlly Brandão/Mais Minas

A 28ª edição da maior prova de mountain bike da América Latina, o Iron Biker Brasil, vem aí: nos dias 13 e 14 de novembro, a cidade histórica de Mariana, mais uma vez, será palco para a realização da competição esportiva. Diferentemente dos últimos anos, em 2021, o Iron vai ser realizado na Praça da Sé, onde os atletas partirão rumo aos distritos do município, passando por trilhas desafiadoras, com altimetrias, subidas e descidas, bem definidas para testar a habilidade e a resistência dos competidores nos mais de 160km de percurso.

A prova contará com ciclistas de todos os cantos do Brasil, que estarão em busca da superação de seus limites. Um dos organizadores do Iron, Lucas Fonda, ressalta a satisfação em observar a consolidação da competição ao longo dos anos. “Ficamos extremamente satisfeitos e felizes por ver como Mariana é uma cidade apaixonada pelo mountain bike. Temos certeza de que a edição desse ano será energizada e eletrizante. Sempre falo que o município é único e de uma singularidade excepcional. Digo que, nós da organização, criamos uma relação de amor e carinho pelo local e pelos cidadãos. Já estamos contando os dias para a grande disputa”, contou Fonda.

Cidade sede

Primeira capital, primeira vila, sede do primeiro bispado e primeira cidade a ser projetada em Minas Gerais. A história de Mariana, que tem como cenário um período de descobertas, religiosidade, projeção artística e busca pelo ouro, é marcada pelo pioneirismo de uma região que há três séculos guarda riquezas que nos remetem ao tempo do Brasil Colônia. É também o cenário perfeito para a prática do mountain bike e para realização do Iron Biker Brasil. O município vai receber, por mais um ano, competidores de todo o país durante o fim de semana do evento.

Para além das trilhas

Fortalecer a economia de Mariana também é um dos objetivos da prova. Além de participar da competição, os atletas e familiares têm a oportunidade de conhecer melhor um dos maiores patrimônios históricos de Minas Gerais, usufruindo de restaurantes e hotéis da cidade. Os comerciantes de Mariana esperam obter o mesmo sucesso dos anos anteriores.

Segundo o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Mariana (ACIAM), Amarildo de Souza, o evento esportivo atrai turistas, aumentando a movimentação da economia municipal. “O Iron Biker é uma prova que fortalece a economia local com a lotação dos hotéis e pousadas da cidade, movimentando também a rede alimentícia como restaurantes, padarias e lanchonetes. Assim, esse recurso que chega para o município, através do evento, circula aqui mesmo, dentro de Mariana”, disse.

Os números do Iron Biker Brasil afirmam a capacidade do evento em fomentar a economia, o turismo e a divulgação de sua cidade sede a nível nacional e internacional. Com uma média anual de 2 mil atletas inscritos e considerando 3,6 acompanhantes por atleta, o evento injeta aproximadamente

R$ 8 milhões na economia local durante sua realização. Além de um retorno midiático avaliado em mais de R$ 5 milhões por evento realizado.

“É uma prova primordial para a nossa economia e para o nosso turismo. É uma competição que mexe com a cidade inteira. Vem pessoas de todos os locais para o município, então, já faz parte das nossas vidas. Mariana tem grande potencial para se tornar uma das maiores referências em mountain bike do país”, disse o prefeito interino de Mariana, Juliano Duarte.

A maior competição de mountain bike da América latina, Iron Biker Brasil, tem a realização da Iron Co. e o apoio da Cedro Mineração, Cerveja 040, CSA Sport, Exceed, Fiat, Fundação Renova, Ingá, Prefeitura de Mariana e Unicall. Acompanhe mais informações sobre a prova pelas redes sociais: Instagram – @ironbiker – e Facebook – facebook.com/ironbikerbrasil.

* Com informações da Assessoria de Imprensa do Iron Biker Brasil

Prova de 2019 realizada em Mariana

27° edição do Iron Biker Brasil foi sediada em Mariana, na Região dos Inconfidentes, no ano de 2019. Para isso, a cidade foi totalmente preparada para acolher os mais de dois mil atletas. Restaurantes, hotéis, bares e a própria população marianense dedicaram esforços a competição, que movimentou a economia da cidade por quatro dias.

Além de contar com características coloniais singulares, Mariana também tem como riqueza a hospitalidade da sua gente. A forma como o marianense recepciona quem chega é um dos pontos fortes da personalidade cultural da cidade.

Veja aqui todas as matérias do Mais Minas, que estava na cobertura do Iron Biker naquele ano e a seguir alguns dos registros dos nossos fotógrafos Kinderlly Brandão e Maic Costa.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 06:53