Menu

O que fazer se seu carro pifar no meio da rua? Confira esses cuidados!

13/06/2020 às 20:45
Tempo de leitura
3 min

Quem depende do carro para ir e vir dos lugares, não espera que ele apresente problemas, por isso é recomendado manter a manutenção em dia.
Mesmo adotando todos os cuidados, ainda assim existe o risco do carro pifar no meio da rua e, se isso acontecer, não adianta ficar se lamentando, é preciso tomar algumas atitudes para resolver o problema e sair do local. 
Veja o que pode ser feito.

Retire o carro do meio da rua

Se o carro parar no meio da rua, a melhor coisa a fazer é colocá-lo no canto da via, uma vez que ele pode provocar acidentes.
Caso o carro que esteja atrás não perceba que o veículo está parado, pode resultar em uma colisão. 

Sinalize o local se o pifar no meio da rua

O triângulo de sinalização é obrigatório em todos os veículos, portanto, depois de colocar o carro na lateral da rua ou em um local mais seguro, use a sinalização.
Deixe a uma certa distância do carro para que as pessoas possam ver com antecedência que existe um obstáculo no caminho e tenham tempo de reduzir e desviar. 
Acione o guincho do seguro
Ter um seguro pode ser bastante útil nessas horas, principalmente se tiver os serviços de socorro mecânico e guincho do seguro auto.
Peça ajuda para sua seguradora, pois dessa forma será enviado alguém até o local para tentar fazer o reparo ou retirar o veículo e levar até uma oficina. Dessa forma não precisará pensar para quem ou como pedir ajuda.
Verifique se foi o combustível
O carro pode parar no meio da rua por falta de combustível. Nesse caso, basta verificar como está o ponteiro que poderá identificar o problema.
Se for essa a situação, coloque o veículo em um local seguro e vá até um posto para conseguir um pouco de combustível e depois leve o carro para abastecer.

Confira se o motor ferveu

Em dias muito quentes em que se exige muito do veículo ou quando o nível de água do radiador está baixo, o motor pode ferver.
Se for esse o caso e começar a sair fumaça, a melhor coisa a fazer é encostar o veículo e esperar que ele esfria um pouco antes de abrir o capô.
Coloque água e faça o teste para ver se volta a funcionar. Agora se o carro pifar no meio da rua e essa ação não resolver, é melhor chamar um guincho e levar até uma oficina.

Leve o carro a uma oficina

Se conseguiu resolver o problema e sair do local, ótimo, a sua próxima parada deve ser uma oficina mecânica, afinal, o carro não deveria apresentar esse tipo de problema.
Faça uma revisão para identificar se o funcionamento está bom ou se existe alguma pane que precise ser resolvida para que o veículo não dê nenhum problema novamente. 
Agora já pode se prevenir em diversas situações se o carro pifar no meio da rua, mas, o melhor é manter as revisões em dia. 
Veja também: Conheça o novo carro da Volkswagen, o Nirvus