Menu

Não deixe que os nomes confundam sua vida saudável

01/05/2019 às 08:00
Tempo de leitura
2 min

Os carboidratos, glicídios ou hidratos de carbono são nutrientes que têm como função principal o fornecimento de energia para as células do corpo. Esses nutrientes dividem-se em simples e complexos.

Os carboidratos complexos possuem baixo índice glicêmico, ou seja, são absorvidos lentamente pelo organismo, causando elevação gradual na glicemia. Os principais representantes dessa classe são os vegetais e os alimentos integrais. Já os carboidratos simples, ou refinados são aqueles de alto índice glicêmico, ou seja, que são rapidamente digeridos e absorvidos, causando aumento na taxa de glicose no sangue. São exemplos os açúcares e as massas.

O consumo de carboidrato é importante, mas é preciso fazer escolhas, tais como, preferir alimentos feitos de farinha integral em vez de farinha branca, frutas em vez de sucos, além de evitar os açúcares.

De acordo com a legislação, a quantidade de açúcar ainda não é uma informação obrigatória, portanto, na tabela nutricional o açúcar estará incluso na quantidade de carboidratos.

Para se ter uma noção da quantidade de açúcar contida no alimento basta ver a ordem em que o mesmo se encontra na lista de ingredientes (quanto mais no início da lista o açúcar aparecer, maior é o percentual contido no alimento). Nos rótulos os açúcares podem serem descritos com outras nomenclaturas, dentre elas as principais são: Glicose, Glucose, Dextrose, Maltodextrina, Frutose, Lactose, Xarope de glicose/ milho/ guaraná/ malte/ frutose, Açúcar invertido, Mel, Melaço, Concentrado de frutas/ Néctar, Amido modificado.

Para uma alimentação saudável é importante estar sempre atento àquilo que se consome, para tanto é imprescindível a leitura dos rótulos alimentares e o entendimento de cada item. Os carboidratos podem se apresentar com denominações diversas, dessa forma deve-se redobrar a atenção a fim de que não sejam consumidos açúcares em quantidades excessivas, sobretudo em casos em que se recomenda restrição desse nutriente, como nos casos dos portadores de diabetes, por exemplo.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 08:24