Menu

Mais do que apenas um tempero para os fortes

17/06/2020 às 11:42
Tempo de leitura
2 min

Inúmeros são os pratos que pedem uma pimenta para dar um toque adicional no tempero. Além de ser um ótimo condimento, existem muitas outras características relativas à pimenta, das quais podemos citar:

A capsaicina é o principal composto ativo das pimentas, sendo responsável pela ardência e pelos efeitos analgésicos, anticancerígenos, anti-inflamatórios,etc., que estão presentes na especiaria em questão. A capsaicina é também um termogênico natural que auxilia na queima de calorias e consequentemente na perda de peso; além disso, esse composto pode ajudar a diminuir o colesterol ruim, o que favorece a saúde cardiovascular.

A pimenta é rica em vitaminas A,C ,E e complexo B, além de possuir minerais como magnésio, ferro e potássio.

Alguns dos principais tipos de pimenta no Brasil são a jalapeño, pimenta rosa, pimenta-de-cheiro, malagueta, dedo-de-moça e biquinho. A ardência de cada pimenta varia de acordo com a quantidade de capsaicina presente na composição. Quanto mais ardida, maior a quantidade do princípio ativo.

É importante considerar que mesmo os maiores amantes dos pratos mais picantes estão sujeitos a exagerar na dose ou experimentar uma pimenta muito mais ardida do que se esperava. Para esses momentos existe uma dica de ouro: Nada de tomar água, pois a ingestão desse liquido aumentará a sensação de ardência. A melhor opção é consumir leite ou um de seus derivados, pois estes possuem uma proteína denominada caseína a qual neutraliza os efeitos da capsaicina nas terminações nervosas, além disso, a gordura presente nas composição permite que a capsaicina se dissolva.

Pode-se perceber que a pimenta não é apenas um tempero, mas um alimento que além de conferir um sabor diferenciado às preparações ainda possui muitos benefícios associados.