Sabe-se que armazenar os alimentos de maneira correta é extremamente importante para que sua integridade seja preservada, e com isso sejam evitadas as perdas, bem como a aquisição de doenças. Sendo assim, vale aqui enfatizar as condições ideais para armazenamento em geladeira, visto que a refrigeração é um dos principais métodos utilizados para a conservação de alimentos.
Considerando o padrão da maioria das geladeiras tradicionais, pode-se notar que são divididas em áreas, com temperaturas variadas e que consequentemente são mais adequadas para determinados tipos de alimentos.
– A parte do congelador é onde devem ser armazenadas as carnes cruas, comida pronta congelada, sorvetes, etc. É recomendável que seja feita a separação dos alimentos prontos dos crus, a fim de evitar contaminação cruzada.
+ Você realmente se previne de consumir um alimento fora da regularidade?
– Na Área superior que corresponde à área das prateleiras, a segunda parte mais fria do aparelho, é aconselhável armazenar os produtos mais perecíveis e sensíveis a variações de temperatura, como os laticínios.
– A parte do meio da geladeira é ideal para o armazenamento de alimentos como ovos , saladas prontas, sobras de alimentos, alimentos preparados, entre outros.
– A área inferior, logo acima das gavetas de legumes, é recomendada para o descongelamento de comida. Para tanto, é essencial a utilização de vasilhames para impedir o líquido proveniente do descongelamento contamine os demais alimentos. Nunca descongele alimentos sob temperatura ambiente.
– As frutas e hortaliças in natura, por serem mais sensíveis às temperaturas da área gelada, devem ser armazenadas na gaveta para vegetais, que é onde a temperatura é mais alta.
– A porta e seus compartimentos correspondem a área com maior variação de temperatura devido a alta frequência com que se abre e fecha a geladeira, desse modo, não é aconselhável armazenar alimentos cuja qualidade possa sofrer alterações com as mudanças constantes de temperatura, como é o caso dos ovos que erroneamente são comumente colocados nesses compartimentos. Na porta da geladeira podem ser armazenados os produtos menos perecíveis, como bebidas, geleias, molhos e conservas.
Para melhor conservação dos alimentos evite fazer grandes estoques, visto que uma geladeira muito cheia tem a circulação de ar dificultada, o que pode impedir que os alimentos sejam resfriados adequadamente. Lembre-se de armazenar os alimentos em vasilhas com tampa, a fim de evitar a contaminação cruzada. E não se esqueça de ficar atento à validade dos produtos, dando preferência por consumir primeiro aqueles com validade mais próxima.
O modo como você dispõe os alimentos na geladeira vai muito além da organização. Diz respeito à segurança alimentar e economia, pois além de prevenir contra deteriorações e doenças transmitidas por alimentos, ainda evita o desperdício, e favorece um melhor aproveitamento das funções pra que o aparelho foi planejado.