Menu

A cultura alimentar na história da humanidade

Assim como o mundo vai se modificando ao longo do tempo, a alimentação também passa por mudanças e a observação delas permite que se perceba o quanto os eventos históricos influenciam no nosso padrão alimentar.
06/01/2021 às 11:00
Tempo de leitura
2 min
Foto: Biblioteca de Imagens do Canva
Foto: Biblioteca de Imagens do Canva

Contar a história da alimentação é também uma forma de contar a trajetória da humanidade. Assim como o mundo vai se modificando ao longo do tempo, a alimentação também passa por mudanças e a observação delas permite que se perceba o quanto os eventos históricos influenciam no nosso padrão alimentar.

Acredita-se que, nos primórdios, o homem se alimentava de frutos e raízes após observar o comportamento de outros animais e foi com a evolução da espécie que começou a ingerir carne crua e moluscos, até que, com o domínio do fogo, aprendeu a assar e cozinhar. Essa prática serve para tornar os alimentos mais palatáveis e mais seguros, possibilitando, ainda, sabores e texturas variados.

A comida é um bem cultural que permite verificar as diferentes condições econômicas e climáticas de uma região, ao passo que se perpetua as lembranças e experiências transmitidas de geração em geração, o que permite, por exemplo, ilustrar as histórias familiares e/ou regionais.

A comida é uma importante forma de comunicação para a percepção de determinada cultura local, visto que a alimentação possui inúmeros símbolos e significados sociais, religiosos, étnicos e políticos, os quais se modificam em função do tempo e da evolução humana. Isso nos permite assegurar que a alimentação é muito mais do que uma necessidade fisiológica de suprir nutrientes, mas também um ato de prazer e manifestação da cultura e costumes característicos de cada povo.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 07:44