Menu

A digestão começa na boca

A mastigação correta beneficia o tônus muscular da boca e da língua, e a saúde dos dentes, além de evitar alterações nas arcadas dentárias.
13/10/2021 às 23:11
Tempo de leitura
2 min
Imagem: Canva
Imagem: Canva

A mastigação corresponde à fase inicial do processo digestivo e tem como objetivo a degradação mecânica dos alimentos, reduzindo-os a um tamanho adequado para serem deglutidos. A saliva também ajuda a amolecê-los, dando aos alimentos uma consistência pastosa, o que facilita a deglutição.

Quando mastigamos os alimentos mais vezes aumentamos nossa concentração no ato de comer e prolongamos a duração do processo. Além disso, durante a mastigação são enviadas “mensagens” para o sistema digestório, indicando que a comida está a caminho, o que potencializa a produção de ácido gástrico, que tem papel fundamental na digestão. Uma mastigação mais lenta nos permite sentir todo o prazer que pode ser oferecido pelos diferentes sabores e texturas dos alimentos.

A mastigação dos alimentos também atua na saciedade e na regulação do apetite. A mastigação lenta proporciona uma comunicação efetiva entre estômago e cérebro, fazendo com que haja maior liberação de hormônios de saciedade e também um aumento da percepção de quando se está realmente satisfeito. Com isso, há uma menor ingestão de alimentos durante a refeição e, consequentemente, o controle do peso.

A mastigação correta beneficia o tônus muscular da boca e da língua, e a saúde dos dentes, além de evitar alterações nas arcadas dentárias; enquanto a mastigação inadequada pode levar a uma série de problemas, como gastrite, dispepsias, úlcera, duodenites e refluxo, devido ao fato de que quando engolimos pedaços de comida grandes e pouco mastigados, o estômago precisa fazer um maior esforço para triturá-los e digeri-los.

Além de se mastigar um maior número de vezes, o ideal é usar os dois lados da boca, de forma simultânea ou alternada, com movimentos verticais e de rotação da mandíbula.

Prezar por uma mastigação adequada facilita a digestão e proporciona uma alimentação mais atenta. Quando se presta atenção ao que se está comendo é possível saborear melhor os alimentos, comer mais devagar e aproveitar o momento, tornando-o, além de mais saudável, mais agradável e prazeroso.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 07:02