Menu

A gravidez e suas mudanças

A gestação, que também é influenciada por esses fatores, naturalmente é percebida e aceita pelas mulheres de forma diferente, conforme suas próprias perspectivas.
04/05/2021 às 18:34
Tempo de leitura
2 min
Foto: Biblioteca de Imagens do Canva
Foto: Biblioteca de Imagens do Canva

O período da gestação é marcado por muitas mudanças. Além das fisiológicas e emocionais, ocorre também alterações na relação da mulher com o alimento ou com o ato alimentar. Isso pode acontecer devido a conselhos médicos, crenças populares ou mesmo por decisão da própria gestante com relação aos hábitos alimentares pré-existentes.

A alimentação envolve dimensões biológicas, socioeconômicas, culturais e até mesmo experiências pessoais. A gestação, que também é influenciada por esses fatores, naturalmente é percebida e aceita pelas mulheres de forma diferente, conforme suas próprias perspectivas.

Podem ocorrer mudanças no paladar e nas preferências alimentares da gestante devido às alterações hormonais características desse período. As mudanças no metabolismo são comuns e até mesmo os eventuais desejos por combinações alimentares atípicas. No entanto, é importante que se garanta que o ganho de peso ocorra normalmente, sem excessos ou deficiências, além de se ingerir todos os nutrientes necessários.

Na rotina alimentar das gestantes deve conter alimentos variados, de modo a suprir as necessidades energéticas e nutricionais, de acordo com as recomendações dos guias alimentares e com as preferências individuais. Isso proporciona um estado nutricional satisfatório e o desenvolvimento adequado do bebê, sem que se perca o prazer de poder fazer as escolhas alimentares conforme os gostos pessoais.

Última atualização em 19/08/2022 às 07:42