Menu

Atividade física e Exercício físico: Qual a diferença?

04/05/2022 às 07:41
Tempo de leitura
2 min
Imagem ilustrativa do Canva
Imagem ilustrativa do Canva

Que precisamos abolir a vida sedentária da nossa rotina é um fato bastante conhecido, mas que existe diferença entre exercício físico e atividade física é o que muitos não sabem.

A atividade física contempla aqueles comportamentos que envolvem movimentos do corpo, realizados de maneira intencional. Pode-se dizer que atividade física é qualquer movimento corporal produzido pela contração muscular e que resulta em aumento das necessidades calóricas em comparação com o gasto energético em repouso. Como exemplos de atividade física podemos citar as tarefas domésticas ou uma caminhada diária até à escola ou o trabalho. A atividade física pode ser indicada por qualquer profissional de saúde, visto que ocorre de uma forma ampla no dia a dia, tanto no lazer quanto nas tarefas de rotina.

Já o exercício físico é uma atividade física planejada e estruturada, tendo variáveis como tempo, distâ ncia e ritmo determinados. Seu objetivo é melhorar a aptidão física, visando melhorar parâmetros como estrutura muscular, equilíbrio e flexibilidade, por exemplo; por isso deve ser orientado por um profissional de educação física.

A prática tanto de atividade física quanto do exercício físico proporciona benefícios para nossa saúde, dentre eles a redução dos riscos de desenvolver doenças como o câncer, diabetes, hipertensão, e doenças cardíacas. Além disso, o exercício físico ainda é eficaz no controle de peso e atua melhorando a saúde mental de quem o pratica regularmente.

O ideal é estarmos sempre ativos. Deixar os comportamentos sedentários de lado e focar nas atividades com as quais mais nos identificamos, a fim de possibilitar uma constância da prática delas enquanto exercício físico, e assim favorecer uma vida mais saudável e longeva.