Menu

Azia: aquela queimação que todo mundo já teve um dia

A azia, também chamada de pirose, é um sintoma relacionado a algum problema no trato gastrointestinal e consiste em uma sensação de queimação na região do esôfago, que pode provocar dor ou incômodo, e deixar um gosto ácido ou amargo na boca.
03/03/2023 às 07:01
Tempo de leitura
3 min
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Um dos desconfortos mais comuns associados a alimentação é a azia.

A azia, também chamada de pirose, é um sintoma relacionado a algum problema no trato gastrointestinal e consiste em uma sensação de queimação na região do esôfago, que pode provocar dor ou incômodo, e deixar um gosto ácido ou amargo na boca.

A pirose é causada pelo refluxo do ácido gástrico, que volta do estômago em direção ao esôfago. Em condições normais, quando o alimento ou a bebida entram no estômago, o esfíncter que separa o estômago do esôfago se fecha. Desse modo, se ele não fechar de forma eficiente, o conteúdo do estômago pode refluir para o esôfago e irritar este órgão, provocando a azia. A hérnia de hiato, que acontece quando parte do estômago se projeta para dentro da cavidade torácica, também pode ser uma das causas; bem como a gravidez e o uso de certos medicamentos que podem provocar ou intensificar a azia. Pessoas que estão acima do peso também podem sofrer com a azia, já que a pressão sobre o estômago, causada pelo excesso de peso, aumenta as chances de os ácidos gástricos sofrerem refluxo em direção ao esôfago.

 Outras situações também podem influenciar no sintoma, como comer rapidamente, comer alimentos muito temperados ou gordurosos, situações de estresse, alimentos ácidos ou consumidos em grande volume.

Em linhas gerais, pequenas mudanças nos hábitos alimentares e algumas atitudes simples como a modificação da forma de consumir os alimentos, podem ajudar a aliviar esse incômodo. Por exemplo, é interessante tentar fazer as refeições nos horários certos, pois longos períodos sem se alimentar podem aumentar as chances de azia, já que o ácido gástrico pode se acumular e assim refluir e irritar o final do esôfago. Além disso recomenda-se que sejam evitados frituras e gorduras, frutas ácidas, enlatados, embutidos e condimentos, álcool e alimentos e bebidas com cafeína, como chocolate ou café e chá.

Vale lembrar que quanto menos líquido for consumido durante as refeições melhor, visto que o excesso pode distender o estômago, dando a sensação de empachamento e azia. Além disso, os líquidos também pressionam o esfíncter e aumentam os quadros de refluxo. Mastigar bem os alimentos também é uma maneira eficiente de se evitar a azia, pois quando eles chegam ao estômago em pedaços maiores, precisam permanecer por um tempo maior, exigindo uma maior produção de suco gástrico para realizar a digestão.

Em suma, podemos dizer que uma dieta equilibrada, de consistência macia, com intervalos regulares, e com uma mastigação adequada, são hábitos que devem ser praticados diariamente a fim de evitar o desconforto causado pela azia. São medidas simples e úteis para inúmeros benefícios para a nossa saúde, mas que se não forem adotadas podem causar grandes prejuízos.

COMENTÁRIOS