27.4 C
Belo Horizonte
segunda-feira, 30 janeiro 2023

Franciele Santana
Franciele Santana
Nutricionista, natural de Ouro Preto/MG, e uma admiradora da arte da escrita, almejo proporcionar saúde compartilhando meus conhecimentos de modo a agregar melhorias na vida do maior número de pessoas possível.

Você está atento a tudo o que come?

Sabemos que as calorias vão muito além de números, mas além do conceito de quantidade de energia de um alimento, existem outros conceitos importantes, como o de calorias vazias e calorias ocultas.

As calorias vazias estão presentes nos alimentos e bebidas com alto valor calórico e pobres em nutrientes (como vitaminas e minerais). Apresentam apenas calorias e mais nada. Podem ser encontradas nos refrigerantes, bebidas alcoólicas, balas, doces e guloseimas, que são alimentos que além de não nutrirem o corpo, podem causar problemas de saúde como aumento dos níveis de colesterol e ganho de peso excessivo.

Já as calorias ocultas, referem-se a alimentos ou bebidas que apresentam um valor calórico bastante superior ao que se imagina. Essas calorias podem estar “escondidas” em preparações, como por exemplo, uma salada preparada com muito azeite ou molho, além de alimentos com menor volume, como castanhas, frutas secas, pasta de amendoim ou manteiga e o açúcar adicionado.

Tanto as calorias vazias quanto as ocultas são frequentemente ignoradas no cálculo das calorias ingeridas diariamente, porém sabe-se que elas repercutem no emagrecimento, podendo o somatório dessas calorias atrapalhar o alcance dos objetivos nutricionais. Claro que o consumo desses tipos de calorias, desde que seja esporádico, não precisa ser banido, mas é importante saber que elas podem ser as principais sabotadoras da sua perda de peso, portanto, não se esqueça de manter o equilíbrio.

* Esse texto é um artigo de opinião do colunista e pode não representar a posição do portal Mais Minas sobre o assunto.

Você pode gostar também:

RECENTES

Veja também sobre: