Menu

Cara alegre é a cara de quem come

02/06/2021 às 16:20
Tempo de leitura
2 min
Foto: Biblioteca de Imagens do Canva
Foto: Biblioteca de Imagens do Canva

Certamente você tem pelo menos um amigo que quando fica bravo só melhora o humor depois de se alimentar, e provavelmente já ouviu várias vezes na sua vida a famosa expressão: “cara feia pra mim é fome!”. Mas qual o sentido dessa frase?

A glicose é o principal combustível do nosso cérebro, e ela é proveniente dos alimentos que ingerimos. Quando ficamos muito tempo sem nos alimentar, os seus níveis sanguíneos vão caindo e isso causa flutuação nos níveis de serotonina.

A serotonina atua na comunicação entre os neurônios e atua na regulação do nosso comportamento, sendo que sua falta afeta regiões do cérebro responsáveis por controlar o sentimento de raiva.

Alguns cientistas associam a cara feia de fome a um mecanismo de sobrevivência antigo, baseado na premissa de que quando nossos ancestrais ficavam agressivos ao sentir fome eles levavam certa vantagem, visto que o aumento da agressividade e raiva fazia com que eles lutassem por comida.

Então, a ideia de que cara feia pode ser fome procede! Sendo assim, quando sentir os sinais de fome, evite transtornos, e alimente-se! Lembre-se de ter uma alimentação saudável, consumindo bastante frutas, legumes e vegetais e evite passar intervalos maiores do que três e quatro horas sem comer e, assim, desfrute dos prazeres de uma vida com bom humor.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 07:42