Menu

Consumir alimentos queimados tem riscos?

31/05/2023 às 07:00
Tempo de leitura
2 min
Pães queimados - imagem ilustrativa
Pães queimados - imagem ilustrativa

Quem nunca deixou aquele pãozinho tostar demais, ou esqueceu da vida e acabou queimando um alimento que estava sendo preparado? É aí que surge a dúvida: Será que ainda é possível aproveitar o que sobrou?

Quando o alimento é aquecido acima de 120 ºC e passa do ponto, podemos observar algumas partes pretas no alimento; e esse é um indicio de que há um grande risco de ter ocorrido a produção de uma substância química denominada acrilamida.

Os aminoácidos se encontram nos alimentos principalmente conectados entre si, formando proteínas, mas existe também uma pequena quantidade que permanece na forma livre, dentre eles está a asparagina, que reage com os carboidratos quando se frita, tosta, ou grelha um alimento e ele acaba se queimando. Essa reação é o que transforma a asparagina em acrilamida.

A acrilamida, que está presente em maior quantidade em comidas ricas em carboidratos, como por exemplo, pão, macarrão, batata, bolos, etc., está relacionada ao aumento do risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer, o que explica o fato de que o hábito de consumir alimentos queimados pode ser prejudicial à saúde.

Deve-se tomar algumas precauções para evitar a formação da acrilamida, por exemplo: Para alimentos como pão e batata, recomenda-se que sejam torrados até uma cor marrom clara em vez de marrom escuro, pois, as áreas marrons tendem a conter mais acrilamida. Também deve-se evitar armazenar batatas na geladeira, visto que isso pode aumentar a formação de acrilamida durante o cozimento. As batatas devem ser armazenadas em um local escuro e fresco. E caso aconteça de uma preparação se queimar, uma alternativa é retirar os pedaços queimados e, assim, o restante que estiver em bom estado e de coloração clara pode ser aproveitado.

Saúde é coisa séria, e uma alimentação saudável é fácil de se obter, desde que haja dedicação e atenção aos mínimos detalhes.

Última atualização em 31/05/2023 às 00:57