Menu

Contar calorias? Pra quê?

13/04/2022 às 22:43
Tempo de leitura
2 min

É comum que as pessoas se preocupem com o valor energético dos alimentos, principalmente devido à grande influência das dietas restritivas. O termo valor energético está presente no rótulo de muitos tipos de alimentos que encontramos no mercado, o que chama a atenção do consumidor e faz com que muitas vezes ele faça escolhas baseado nos números observados.

O valor energético tem relação com a energia liberada pelo alimento quando é queimado no laboratório. Pode-se dizer que o valor energético de um alimento é a energia que o corpo recebe a partir da digestão deste alimento; variando conforme a quantidade de carboidratos, proteínas e gorduras presentes em sua composição.

[ruby_related heading=”Leia mais:” total=5 layout=1]

O hábito de contar as calorias de uma refeição pode resultar em uma relação conturbada com a comida, o que pode até mesmo diminuir o prazer de consumir um alimento, bem como causar um sentimento de culpa quando a quantidade de calorias consumidas for superior à quantidade esperada.

Quando o nosso corpo digere os alimentos ele usa os nutrientes fornecidos por eles para as mais variadas funções, que vão muito além do simples fornecimento de energia. Por exemplo, as proteínas são responsáveis pela constituição dos tecidos como os músculos, bem como pela defesa do nosso corpo (através dos anticorpos). Já a gordura, além da função de reserva de energia, armazena algumas vitaminas essenciais e é fonte de hormônios fundamentais para o bom funcionamento do organismo. E os carboidratos, que são conhecidos por fornecerem energia de forma mais rápida para o nosso corpo, são responsáveis, principalmente, por manter o fornecimento de glicose do sangue, o que garante o funcionamento normal de todos os órgãos. 

Desse modo, pode-se perceber que o valor energético de um alimento é uma informação importante a ser considerada,mas não a única, visto que a principal preocupação mesmo deve ser com a qualidade das refeições.

Para garantir uma alimentação saudável é essencial que comamos de forma consciente, respeitando os sinais de fome e saciedade, prezando pela qualidade e variedade dos alimentos, o que será suficiente para suprir as necessidades diárias de calorias e nutrientes para o funcionamento adequado do nosso organismo.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 13/04/2022 às 22:47