Menu

Depressão pós prato

Quanto mais volumosa a refeição ingerida, mais tempo o organismo vai demorar para digerir a comida, além disso, refeições ricas em gordura induzem uma lentidão maior na digestão e, por isso, causam maior sonolência do que uma dieta leve
28/12/2022 às 06:30
Tempo de leitura
2 min
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Sobretudo nesse período de festas de final de ano é super comum aquele sono após as refeições, principalmente o almoço. O nome científico para esse processo é Letargia Pós-Prandial e é absolutamente normal, pois trata-se de um processo fisiológico.

Quando terminamos de comer é necessário que haja a concentração do fluxo sanguíneo para que se inicie a digestão, desse modo, a quantidade de sangue no sistema nervoso central diminui, para que ele seja direcionado ao trato gastrointestinal. Sendo assim, nosso organismo nos envia sinais para que reduzamos o gasto de energia, a fim de priorizar a absorção de nutrientes, causando a letargia e sonolência.

Quanto mais volumosa a refeição ingerida, mais tempo o organismo vai demorar para digerir a comida, além disso, refeições ricas em gordura induzem uma lentidão maior na digestão e, por isso, causam maior sonolência do que uma dieta leve, rica em vegetais. Sendo assim, quando for necessário realizar uma atividade que demande muita disposição após o almoço, por exemplo, é importante que se adeque a dieta optando por pratos leves e em menor quantidade.

+ Você está atento a tudo o que come?

Outro ponto que deve ser considerado é o sono da noite. No período noturno o nosso organismo está se preparando para o repouso, o que diminui a capacidade de digerir uma grande quantidade de comida, por isso, recomenda-se que sejam consumidos alimentos mais leves e que a última refeição seja feita três horas antes de deitar para dormir.

Aquele sono e desânimo comuns de aparecerem após uma grande refeição nada mais é do que um meio do nosso organismo canalizar energia para a atividade mais importante no momento. Sendo assim, quando possível tire uns minutinhos para um bom cochilo, pois será um bom estímulo para voltar com mais energia e concentração para execução das atividades posteriores.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 28/12/2022 às 04:54