19.5 C
Belo Horizonte
quarta-feira, 28 setembro 2022

O que seria o básico?

Muito se fala sobre quando ocorre aumento...

Você não é só o que você come

Assim como selecionamos os alimentos que vamos...

Soluço tem solução

Quantas vezes já sofremos aquele comum incômodo...

É Batata!

Franciele Santana
Franciele Santana
Nutricionista, natural de Ouro Preto/MG, e uma admiradora da arte da escrita, almejo proporcionar saúde compartilhando meus conhecimentos de modo a agregar melhorias na vida do maior número de pessoas possível.

A batata é um tubérculo que tem presença constante nas refeições brasileiras, como integrante dos mais variados pratos, que surgiu na Cordilheira dos Andes, é rica em carboidratos, sais minerais, vitamina C e pequenas quantidades de vitaminas do complexo B. Esse tubérculo foi introduzido na Europa por volta de 1570, tendo sido, então, levada para a América do Norte por volta de 1620, onde se tornou um alimento popular, que posteriormente se espalhou pelo mundo, podendo hoje ser encontrada em uma grande variedade de cores, cascas e polpas e ser consumida frita, assada ou cozida, servida como acompanhamento nas refeições ou mesmo nos fast foods.

Devido ao seu uso ser tão comum, esse alimento aparece até mesmo em expressões populares como: “É batata!” e “Vá plantar batatas”, as quais podem ser frequentemente ouvidas no dia a dia.

Ambas as expressões estão relacionadas ao plantio de batatas. Existem duas hipóteses para explicar o surgimento da gíria “é batata”: uma diz que na colheita, quando os agricultores puxavam a planta da terra e ela pesava, muitas vezes eles pensavam que era batata, mas tratava-se de blocos de terra apenas. Assim, quando era realmente batata eles exclamavam contentes: “é batata!”. Outra versão diz que a expressão se originou durante a era feudal, quando se utilizava o sistema de trocas de mercadorias. Como nessa época, a batata era um alimento valioso, quando alguém possuía batatas para trocar ele sempre tinha vantagens na negociação. Desse modo, a negociação era certeira. Por causa disso, o termo batata começou a ser usado para se referir a algo que seria certo de acontecer.

Mandar alguém plantar batata é uma expressão usada para demonstrar desprezo por alguém por quem se sente importunado. Essa expressão surgiu em Portugal, na segunda metade do século XIX, durante a Revolução Industrial, ocasião em que ser operário numa fábrica era considerado um trabalho digno, moderno e motivo de orgulho enquanto, como consequência, a agricultura foi tomando uma conotação de uma atividade secundária, característica de pessoas desqualificadas e pouco inteligentes. Nesse processo, a expressão “vá plantar batatas” passou a ser utilizada quando se desejava ofender alguém, partindo do pressuposto de que se apenas a agricultura já era vista como uma atividade braçal degradante, usar a terra para plantar batatas era mais degradante ainda, visto que na época, a batata era um tipo de alimento essencialmente consumido pelas pessoas mais pobres de toda sociedade.

Aquela batatinha frita que todo mundo (ou quase) gosta é muito mais do que um alimento, é quase uma celebridade que transcende gerações sem nunca perder seu destaque mesmo assumindo um papel de coadjuvante.

* Esse texto é um artigo de opinião do colunista e pode não representar a posição do portal Mais Minas sobre o assunto.

Você pode gostar também:

RECENTES

Veja também sobre: