Menu

Existe hora pra comer?

21/10/2020 às 11:05
Tempo de leitura
3 min

A premissa de que devemos nos alimentar a cada três horas é uma das mais conhecidas no que diz respeito a hábitos alimentares saudáveis.  

A ideia por trás dessa recomendação é a de fracionar a quantidade de comida ingerida durante o dia, visto que dividindo em várias refeições pode-se consumir um volume menor por vez, evitando a dilatação do estômago e facilitando a digestão dos alimentos, além de diminuir a sensação de fome. Considerando que a média de tempo que passamos dormindo é de 8 horas diárias e que geralmente fazemos seis refeições por dia (desjejum, colação, almoço, lanche, jantar e ceia), a divisão resulta num intervalo de aproximadamente 3 horas entre uma refeição e outra. 

+ Muito além do gostar! A vontade de doces pode ser um vício

Cada refeição do dia é feita com o objetivo de satisfazer as necessidades do nosso organismo, disponibilizando energia para que nossas células cumpram suas funções. Dessa forma, a qualidade de uma refeição é medida pela presença dos elementos indispensáveis para o bom funcionamento do nosso organismo. Desse modo, a quantidade de comida e bebida que ingerimos, bem como a frequência com que o fazemos não é o fator principal que devemos observar. 

Cada indivíduo é único, logo, não é possível que se proponha uma dieta padrão; tudo depende da individualidade de cada um. Alguns sentem mais fome que outros e em horários diferentes também. Por isso, em vez de focar apenas no relógio para garantir que você está se alimentando fielmente a cada 3 horas, preocupe-se em ouvir os sinais do seu corpo e comer assim que sentir vontade, obviamente optando por alimentos saudáveis em cada refeição. 

Para dispor de mais saúde é essencial que se tenha uma alimentação nutricionalmente balanceada, além de se ter uma prática regular de atividade física. 

 Evite comer quando não estiver com fome, bem como esperar até chegar em um estado voraz para realizar suas refeições, pois assim a tendência é de que suas escolhas alimentares sejam pouco saudáveis. Lembre-se de aguardar de 10 a 15 minutos após terminar uma refeição para, só então, caso ainda continue sentindo fome, comer novamente. Se após esse tempo sentir saciedade é sinal de que você estava confundindo fome com outra sensação e por isso consumiria mais do que seu corpo realmente necessita. 

Alimente-se com atenção plena, percebendo o sabor, aroma e textura dos alimentos; assim você consegue usufruir do prazer que a alimentação pode proporcionar ao mesmo tempo que fornece nutrientes e energia para a realização das atividades diárias; o famoso: unir o útil ao agradável. 

COMENTÁRIOS