Menu

I want um refri?

24/11/2021 às 10:00
Tempo de leitura
2 min

Os refrigerantes à base de cola, embora muito apreciados, frequentemente são acusados de causarem prejuízos à nossa saúde, dentre eles aos nossos ossos e dentes; mas qual seria o embasamento para essa afirmação?

As bebidas à base de cola possuem ácido fosfórico em sua composição. Alguns estudos afirmam que o consumo dessas bebidas pode causar a diminuição da absorção de cálcio que possui grande importância para os nossos ossos. Isso ocorre devido ao fato de que os fosfatos, quando presentes no lúmen intestinal, podem formar cristais insolúveis com o cálcio, diminuindo a absorção intestinal do mineral, o que prejudica a densidade óssea.

É importante ainda lembrar que todos os tipos de refrigerantes por serem ácidos podem afetar os nossos dentes, pois eles podem causar a desmineralização do esmalte dental que ocorre devido a alteração dos níveis de acidez da saliva.

O consumo deste tipo de refrigerante deve ser evitado ou acontecer com moderação, visto que além da presença de fosfatos que podem prejudicar nossa saúde óssea, eles não possuem quantidades consideráveis de nutrientes benéficos, ao passo que são ricos em açúcares, que estão diretamente relacionados a problemas de saúde, desde o aumento de peso a riscos maiores de doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes. 

O consumo esporádico de refrigerantes não precisa ser recriminado, no entanto, deve-se haver um bom senso e equilíbrio, procurando ingerir com mais frequência bebidas mais saudáveis, como água, leite e sucos naturais em vez das industrializadas.

Última atualização em 19/08/2022 às 06:29