Menu

O brasileiro e a feijoada: a origem

A feijoada é comumente apontado como uma criação culinária dos africanos escravizados que vieram para o Brasil, no entanto, historiadores e especialistas da culinária indicam que esse tipo de prato no qual se mistura vários tipos de carnes, legumes e verduras tem origem possivelmente da área mediterrânica à época do Império Romano.
14/07/2021 às 17:06
Tempo de leitura
3 min
Foto: Biblioteca de Imagens do Canva
Foto: Biblioteca de Imagens do Canva

Com a queda da temperatura, ganha mais espaço no cardápio do brasileiro o famoso prato que combina super bem com o inverno: a feijoada.

A feijoada é considerada um dos principais pratos típicos brasileiros, sendo geralmente servida acompanhada por arroz branco, couve refogada, farofa e laranja.

A feijoada é composta basicamente por feijão preto, linguiça e diversas partes do porco. Esse prato é comumente apontado como uma criação culinária dos africanos escravizados que vieram para o Brasil, no entanto, historiadores e especialistas da culinária indicam que esse tipo de prato no qual se mistura vários tipos de carnes, legumes e verduras tem origem possivelmente da área mediterrânica à época do Império Romano. No mundo todo existem pratos similares como o cozido, em Portugal; o cassoulet, na França; apaella, à base de arroz, na Espanha; e a casouela e o bollito misto, na Itália. No entanto, a feijoada tem as especificidades da culinária brasileira.

O feijão preto é originário da América do Sul e a farinha de mandioca, também de origem americana, foi adotada como componente básico da alimentação pelos africanos e europeus que vieram para o Brasil.

A mais provável origem do prato vem da técnica europeia dos vários tipos de cozidos. Os portugueses reproduziram a receita usando o feijão preto, que na época era uma base importante da alimentação no Brasil e fizeram adaptações que resultaram na criação da feijoada, a qual teria se desenvolvido no final do século XIX e se difundido principalmente no Rio de Janeiro.

Por muito tempo considerou que a feijoada seria um prato criado nas senzalas, sendo disseminado o mito de que os senhores de escravos, quando matavam um porco para comer, deixavam para seus escravos as piores partes, como a orelha e o rabo. Porém, estima-se o que na época o que os escravos comiam era basicamente feijão com farinha. Essa história de que a feijoada foi criada por escravos foi propagada com o intuito de construir uma identidade nacional brasileira onde ocorre uma miscigenação e consequentemente contribuições culinárias de índios, negros e brancos.

Em suma, pode-se dizer que foram as ações modernistas para apagar a imagem de dominação de povos existente do país (caracterizada pelas classificações do branco senhor, o negro escravo e o índio massacrado) que culminaram na coroação da feijoada como o prato que representa o Brasil.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 07:41