Menu

O Elemento Surpresa Indesejado à Mesa

15/06/2017 às 04:28
Tempo de leitura
2 min

O conceito de alimentação saudável abrange, entre tantos aspectos, a ingestão alimentos seguros, ou seja, livres de contaminação, a qual pode ser biológica, física ou química. Em relação à contaminação química, os agrotóxicos são bastante preocupantes, pois o uso deles é cada vez mais frequente.

Devido ao aumento populacional eleva-se a demanda por alimentos e desse modo muitos produtores recorrem ao uso de agrotóxicos para evitar a ocorrência de pragas em suas plantações.

Os agrotóxicos e a saúde humana

Os agrotóxicos podem afetar a saúde humana em várias etapas; durante sua fabricação, no momento de aplicação nas plantações ou por meio do consumo de alimentos contaminados. Em todas as fases eles podem ser perigosos, visto que essas substâncias podem causar problemas neurológicos ou favorecer o desenvolvimento de câncer.

Dentre aqueles que mais são atingidos pelos malefícios dos agrotóxicos, destacam-se os trabalhadores rurais, pois são eles quem frequentemente manuseiam esse tipo de produto e muitas vezes de forma inadequada, sem nenhum tipo de proteção, gerando riscos à saúde podendo levar até mesmo à morte por intoxicação.

Além de causar problemas aos trabalhadores rurais, devido ao manuseio inadequado, os agrotóxicos podem ser encontrados nos alimentos, prejudicando assim também os consumidores. Entre os alimentos mais contaminados por agrotóxicos podemos citar em ordem decrescente o pimentão, morango, pepino, alface, cenoura, abacaxi, entre outros. Apesar de todos os cuidados de higienização durante o pré- preparo do alimento, os agrotóxicos não são totalmente removidos – a utilização de água sanitária recomendada para a sanitização de legumes e vegetais é bastante útil para matar alguns micro-organismos, mas não é eficaz na eliminação de agrotóxicos.

Produtos Orgânicos

Produtos Orgânicos

Produtos Orgânicos

Para diminuir o consumo dessas substâncias, a estratégia mais eficaz é optar por comprar produtos orgânicos os quais são caracterizados por não serem produzidos com a utilização de agrotóxicos, sendo utilizadas técnicas e alternativas naturais de combate aos mais variados tipos de pragas. O custo do produto pode ser maior, porém o beneficio também é considerável, visto que é um investimento em saúde e qualidade de vida.

Última atualização em 19/08/2022 às 12:24