Menu

Os alimentos podem perder nutrientes?

08/06/2023 às 11:36
Tempo de leitura
2 min
Imagem ilustrativa do Canva
Imagem ilustrativa do Canva

Quando decidimos levar uma vida mais saudável, logo somos orientados a incluir vegetais e legumes diariamente nas refeições; em seguida, passamos a nos preocupar em preparar os alimentos da forma que melhor possibilite aproveitar o máximo de nutrientes que o alimento tem a oferecer, com o mínimo de perdas. 

Algumas vitaminas e minerais são sensíveis a altas temperaturas e solúveis em água, por isso, quando cozidas em água, se perde boa parte dos nutrientes das verduras, visto que normalmente a água utilizada na fervura é descartada. A diminuição dos nutrientes varia de acordo com a temperatura e o tempo de exposição do alimento ao calor, e a perda é maior principalmente quando se utiliza grande quantidade de água em uma panela destampada.

A melhor forma de se manter o valor nutritivo dos alimentos é o cozimento a vapor, visto que esse método permite reter as vitaminas e os nutrientes dos alimentos, pois ocorre em tempo curto, com limite da exposição ao calor, além de utilizar menor quantidade de líquido.

Algumas atitudes simples podem ser tomadas a fim de diminuir ainda mais a perda de nutrientes dos alimentos, tais como:

  • Descascar e cortar os vegetais apenas poucos momentos antes do preparo;
  •  Lavar de forma rápida antes de cozinhar;
  • Empregar formas de cozimento em que a água e o alimento entrem em contato o mínimo possível;
  • Esperar que a água ferva completamente antes de submergir o alimento, pois isso reduzirá o tempo de cozimento necessário;
  • Cozinhar hortaliças al dente e esfriá-las após cozinhar, para preservar suas vitaminas;
  • Aproveitar a água das verduras cozidas para fazer outras preparações, como sopas, arroz e caldos, o que aumenta a absorção das vitaminas que ficaram retidas na água;
  • Evitar armazenar frutas e hortaliças por muito tempo na geladeira. Alguns vegetais não podem ser armazenados por longos períodos, pois estragam ou perdem os nutrientes. É importante também mantê-los em recipientes fechados e nas gavetas inferiores da geladeira.

Os hábitos saudáveis também estão presentes nos pequenos detalhes, e é na observação de cada um deles que se conquista importantes benefícios capazes de produzir excelentes resultados no estado de saúde.

Última atualização em 08/06/2023 às 11:50