Menu

Pare para ler, em seguida movimente-se

01/02/2017 às 21:52
Tempo de leitura
4 min
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Já se passaram 30 dias deste novo ano. É hora de refletir sobre o que tem sido feito para cumprir a promessa da vida saudável em 2017. Além da alimentação balanceada para se adquirir hábitos saudáveis é necessário que se abandone o sedentarismo. Se já se foi iniciada a prática de uma atividade física a mesma deve ser mantida, se ainda não foi é hora de começar.

Pesquisas afirmam que a população, de forma geral, reconhece a importância da atividade física na prevenção e/ou tratamento de várias doenças1,2, mas apesar de haver atualmente muitas campanhas e programas de televisão mostrando a importância de se adquirir hábitos saudáveis, o número de pessoas sedentárias na última década vem aumentando3.

A inatividade física representa uma causa importante de debilidade, de reduzida qualidade de vida e morte prematura nas sociedades contemporâneas, particularmente nos países industrializados; estando ela relacionada a fatores de risco para o desenvolvimento ou agravamento de certas condições médicas, tais como doença coronariana ou outras alterações cardiovasculares e metabólicas4, 5.

A atividade física regular tem grande importância na saúde da população, tanto na prevenção de doenças crônicas, como na interação social, pois muitos vêm nos programas de atividade física, além de um meio de aprimorar a saúde, uma maneira de conhecer e interagir com outras pessoas6,1. Estudos realizados nos Estados Unidos afirmam que a prática sistemática do exercício físico está associada à ausência ou a poucos sintomas depressivos ou de ansiedade7.

A atividade física isoladamente não é um método muito eficaz para perda de peso, porém facilita o controle de peso a longo prazo e melhora a saúde geral do indivíduo. O importante é escolher uma atividade física que o indivíduo goste para aumentar a adesão à pratica e a manutenção da mesma. Portanto, sabendo-se dos benefícios de uma vida fisicamente ativa, é importante organizar-se para colocar o corpo em movimento de modo a obter bem estar físico e psicológico, visto que além de ser uma forma de lazer, uma atividade física é capaz de minimizar os efeitos do estresse causado pela rotina diária e auxiliar na perda e/ou manutenção de peso.

Faça hoje o possível para cumprir aquela promessa feita há um mês, escolha o exercício que mais lhe agrada e mova-se! As horas estão passando… Não fique parado observando! Caminhe, corra ,dance, pedale, faça força, faça gols, faça pontos, faça o que te faz feliz, só não espere o ano acabar para se dar conta de que não fez o que tem vontade de fazer, faça desde agora para que no início do próximo ano você possa trocar a renovação da promessa que não foi cumprida pelo agradecimento ao objetivo concluído.

Referencias:

  1. Domingues MR. Conhecimento populacional sobre atividade física. In: Florindo AA, Hallal PC (eds). Epidemiologia da Atividade Física. São Paulo: Editora Atheneu; 2011. p.139-150.
  2. Knuth GA, Bielemann MR, Silva GS, Borges TT, Del Duca GF, Kremer MM, et al. Conhecimento de adultos sobre o papel da atividade física na prevenção e tratamento do diabetes e hipertensão: estudo de base populacional no sul do Brasil. Cad Saúde Pública. 2009;25: 513-20.
  3. Barreto MS, Pinheiro ARO, Sichieri R, Monteiro CA, Batista Filho M, Schimidt MI, et al. Análise da Estratégia Global para Alimentação, Atividade física e Saúde, da Organização Mundial da Saúde. Epidemiol Serv Saúde. 2005; 14: 41- 68
  4. Maron BJ. The paradox of exercise. N Engl J Med 2000; 343(19):1409-1411
  5. Nahas M. Atividade Física, Saúde e qualidade de vida: Conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. Londrina: Midiograf, 2010.
  6. Franchi KMB, Montenegro RM. Atividade Física: Uma necessidade para a boa saúde na terceira idade. Rev Bras Promoção Saude. 2005; 18: 152-56.

7 Boscolo RA, Esteves AM, Mello MT, Tufik S. O exercício físico e os aspectos psicobiológicos. RevBras Med Esporte 2005; 11(3):203-207.

Última atualização em 22/03/2023 às 02:01