Menu

Poderia viver sem água?

17/08/2022 às 23:10
Tempo de leitura
3 min

Já parou para pensar no quão rápido a desidratação poderia matar uma pessoa? A saúde de um indivíduo, os níveis de atividade física e o clima ajudam a determinar quanto tempo uma pessoa sobreviveria sem água. A estimativa é que um ser humano pode sobreviver de dois dias a uma semana sem líquidos.

Em um ambiente muito quente, um adulto pode perder entre 1 e 1,5 litros de suor por hora. A desidratação severa ocorre quando uma pessoa perde cerca de 10% de seu peso total devido à perda de água, desse modo, em um dia muito quente a desidratação  acontece de forma muito mais rápida.

Quando os níveis de água de uma pessoa caem abaixo da quantidade saudável, podem aparecer sintomas característicos como sede, pele e boca secas, fadiga, tontura, confusão mental e respiração acelerada. Caso a desidratação seja muito severa, o indivíduo pode entrar em choque.

Conforme caem os níveis internos de água do corpo, o líquido é desviado para fornecer sangue aos órgãos vitais, fazendo com que as células do organismo encolham. Conforme a água sai das células cerebrais, o cérebro se contrai e os vasos sanguíneos dentro do crânio podem chegar a se romper.

Em casos de situações extremas sem água e alimentos, é mais importante procurar primeiramente água, visto que ela é a principal fonte de purificação e desintoxicação do organismo. Sem água, o fígado falhará em menos de 3 dias, já nos casos em que este órgão não está em perfeitas condições, como em uma pessoa alcoólatra, o indivíduo pode não sobreviver nem 2 dias.

Calcula-se que em temperaturas acima de 25°C, uma pessoa pode sobreviver por até 5 dias, mas à medida que se aumenta mais 2,5 graus, essa perspectiva diminui em um dia inteiro.

A desidratação pode ser identificada em três estágios:

Primeiro estágio da desidratação

Ocorre sensação de boca seca, em decorrência da falta de saliva, urina em menor frequência e quantidade e com odor desagradável. Além disso, a cor da urina se torna amarelo escuro ou até mesmo laranja escuro.

Desidratação moderada

A frequência urinária fica ainda menor e em uma quantidade também significativamente menor. Sensação de olhos secos e levemente inchados. A pessoa também sente cansaço e os batimentos cardíacos ficam anormalmente rápidos.

Estágio avançado de desidratação (desidratação grave)

A pessoa não urina e se sente extremamente cansada e irritada. Apresenta vômitos e diarreia, o que acelera a desidratação. Nos estágios finais ocorre o estado de choque; a pressão arterial diminui significativamente, deixando o corpo frio e com a pele extremamente pálida.

Em situações extremas e realizando o mínimo de esforço até conseguimos sobreviver sem água, porém, não por muito tempo; causando uma morte lenta e dolorosa. Por isso, é de suma importância que dediquemos a devida atenção e valorizemos nossos recursos hídricos.

COMENTÁRIOS