Menu

Preciso tomar comprimido com água?

Sempre consulte seu médico ou farmacêutico sobre o medicamento prescrito e qual a melhor forma de administração, e evite mudá-la por conta própria
29/03/2023 às 18:03
Tempo de leitura
2 min
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Que a ingestão de um medicamento deve ser feita com água já é um consenso, mas sempre surge aquela dúvida se na hora da pressa não dá pra substituir a água por alguma outra bebida que já esteja à mão, como por exemplo, o café para ingerir aquele medicamento da manhã.

É preciso ter cuidado com o que comemos ou bebemos ao ingerir alguns medicamentos, pois mesmo que boa parte deles não tenha restrições, há alguns princípios ativos que não podem ser ingeridos com café, leite, entre outros alimentos. Desse modo, é válido evitar tomar com leite, sucos, refrigerantes ou bebidas quentes como café e chá, pois, sabe-se que a água não altera o efeito dos medicamentos, porém, outras bebidas podem diminuir ou aumentar o efeito esperado, e com isso causar prejuízos à saúde. 

Além de prejudicar seu efeito, outro fato preocupante é que ingerir determinados medicamentos com um líquido inapropriado pode causar problemas na mucosa gástrica, devido à acidez da bebida e, por exemplo, por fazer com que um medicamento específico que deveria ser absorvido no intestino seja destruído antes no estômago. Pode ainda ocorrer a formação de substâncias tóxicas para o organismo.

Outro grande risco é ingerir cápsulas e comprimidos sem a ajuda de líquidos, visto que, desse modo, o medicamento pode ficar preso no esôfago ou até mesmo perfurar algum outro órgão.

Sempre consulte seu médico ou farmacêutico sobre o medicamento prescrito e qual a melhor forma de administração, e evite mudá-la por conta própria, para que dessa forma o tratamento ocorra de forma eficaz, promovendo o efeito desejado sem que haja prejuízos para a saúde.

COMENTÁRIOS