18.4 C
Belo Horizonte
quarta-feira, 7 dezembro 2022

Franciele Santana
Franciele Santana
Nutricionista, natural de Ouro Preto/MG, e uma admiradora da arte da escrita, almejo proporcionar saúde compartilhando meus conhecimentos de modo a agregar melhorias na vida do maior número de pessoas possível.

Qual a temperatura ideal para o consumo daquele cafezinho de inverno?

Nesse clima frio é comum buscarmos por alimentos com temperaturas mais altas, no entanto, normalmente não questionamos a importância que a temperatura dos alimentos pode ter para a nossa saúde. 

A ingestão contínua de alimentos muito quentes pode favorecer o aparecimento de problemas no esôfago e no estômago.

Bebidas ou alimentos sólidos quando muito quentes podem queimar o palato (céu da boca), a língua, causando sensação de dormência por um curto período, inchaços, inflamações e úlceras em mucosas e tecidos. É importante lembrar, ainda, que o calor excessivo sobre a mucosa oral provoca uma descamação, que, caso seja contínua, pode levar causar em longo prazo uma lesão cancerígena; de forma semelhante ao efeito do sol sobre a pele.

Segundo a Agencia de Investigación del Cáncer, as bebidas muito quentes (acima de 65°C) são classificadas como possíveis carcinogênicos, desse modo, a fim de minimizar os riscos, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) orienta que as bebidas quentes sejam consumidas com temperatura inferior a 60ºC. Uma dica para chegar nessa temperatura, por exemplo no preparo de chás ou café, é desligar o fogo quando se iniciar a formação de bolhas gasosas no fundo do recipiente, e esperar cinco minutos antes de consumir a bebida ou transferi-la para a garrafa térmica .

Muitas vezes nos preocupamos em fazer escolhas saudáveis e nos atentamos apenas nas opções disponíveis de alimentos e esquecemos de detalhes importantes que podem fazer a diferença na nossa saúde, como é o caso da temperatura. Precisamos lembrar que nosso impulso por repelir alimentos e bebidas excessivamente aquecidos é um reflexo do nosso organismo para evitar o consumo do que pode nos ser prejudicial; dessa forma, mesmo nos dias frios é necessário ter cuidado com a temperatura e evitar o aquecimento exagerado dos alimentos e bebidas.

* Esse texto é um artigo de opinião do colunista e pode não representar a posição do portal Mais Minas sobre o assunto.

Você pode gostar também:

RECENTES

Veja também sobre: