Menu

Quantas vezes você acha que já comeu wasabi com comida japonesa?

17/11/2021 às 06:58
Tempo de leitura
3 min
Wasabi - Foto: Canva
Wasabi - Foto: Canva

Quem alguma vez na vida já teve a oportunidade de experimentar a culinária japonesa certamente já ouviu falar sobre o wasabi.

Wasabi é um tempero feito da planta wasabia japonica, que também é conhecida como raiz-forte japonesa ou wasábia, sendo cultivada nos vales dos rios das montanhas do Japão, necessitando de ambientes frescos e úmidos, não tolerando a luz direta do sol.  Por necessitar de um clima mais ameno, com temperaturas variando de 8°C a 20°C, água doce e alta umidade, são poucos os lugares no Japão que oferecem condições adequadas para o seu cultivo.

O verdadeiro wasabi perde seu sabor rapidamente, se não for armazenado adequadamente. Extraí-lo fresco é a melhor maneira de se apreciar o condimento picante, visto que a raspa da raiz precisa ser consumida em no máximo 20 minutos após sua extração, para que mantenha o sabor original.

Por ser uma planta de difícil adaptação e muitas exigências, o seu cultivo não é fácil, o que torna o wasabi cada vez mais escasso e de preço mais elevado à medida que a culinária japonesa se populariza no mundo. Devido a essa escassez e alto preço, a maioria das pastas e pós de wasabi que encontramos no mercado não é o wasabi real. Em vez disso, o que comumente se encontra é uma combinação de raiz-forte, corante e outros aditivos, com o objetivo de mimetizar o aroma, o sabor e a picância do wasabi original.  Se dentre os ingredientes do rótulo não constar o wasabi japonica, então trata-se de uma imitação de wasabi. Mesmo no Japão, poucos restaurantes oferecem o wasabi in natura.

Apesar de existir semelhança no sabor , a  raiz-forte não é o autêntico wasabi . A raiz-forte (Armoracia rusticana) é uma raiz de origem europeia e o seu sabor pode ser forte demais, amargo e acompanhado por uma sensação de queimação forte; enquanto o Wasabi Japonica tem um sabor muito mais sutil e agradável, bem menos picante que o que geralmente consumimos nos restaurantes de comida japonesa.

Sem dúvidas é muito válido conhecer as diferentes culturas, no entanto, é de grande valia também reconhecer os artifícios culinários utilizados para permitir a popularização da gastronomia que originalmente seria pouco acessível a grande maioria da população.

Última atualização em 19/08/2022 às 06:34