21.4 C
Belo Horizonte
segunda-feira, 6 fevereiro 2023

Franciele Santana
Franciele Santana
Nutricionista, natural de Ouro Preto/MG, e uma admiradora da arte da escrita, almejo proporcionar saúde compartilhando meus conhecimentos de modo a agregar melhorias na vida do maior número de pessoas possível.

Shot dos milagres

Quem decide por aderir a uma rotina de alimentação mais saudável é frequentemente orientado, seja por um profissional de saúde ou por algum amigo ou conhecido, a fazer uso dos chamados shots matinais.

- Participe da comunidade do Mais Minas no WhatsApp e seja o primeiro a ser informado de novas notícias. CLIQUE AQUI PARA ENTRAR.


A expressão “shot matinal” é utilizada para se referir a sucos super concentrados, servidos em pequenos volumes sob a promessa de diversos benefícios. Trata-se de uma combinação de ingredientes, sendo que os mais comumente utilizados são limão, própolis, cúrcuma, gengibre e canela. Os componentes dos shots são alimentos que apresentam evidências científicas que comprovam  serem fontes de nutrientes favoráveis à saúde.

Os shots recebem o título de matinais porque geralmente são consumidos nesse período, que é o horário que geralmente as pessoas têm maior disponibilidade de tempo para prepará-los. Mas, não há uma obrigatoriedade de consumi-los pela manhã, ou mesmo em forma de shots; o consumo dos mesmos ingredientes de forma separada e nas diferentes refeições ao longo do dia, na forma de sucos ou temperos, por exemplo, é capaz de produzir os mesmos efeitos.

Vale lembrar que para as pessoas que apresentam sintomas de incômodo com alimentos ácidos, o ideal é evitar o suco do limão pela manhã e consumi-lo junto com outros alimentos para prevenir sintomas gástricos que podem evoluir para uma gastrite.

Os shots matinais não  devem substituir o café da manhã e também não podem ser a única forma de adquirir nutrientes. O consumo só será seguro e realmente benéfico se for aliado a uma alimentação adequada e desde que sejam respeitadas as necessidades individuais, visto que as ações antioxidantes, termogênicas e de efeito desintoxicante são discretas, o que indica que os shots não suprem a quantidade necessária de vitaminas e minerais que o nosso corpo precisa diariamente.

A inclusão de shots matinais à dieta, sem mudanças de hábitos, não causará malefícios ao indivíduo adepto, no entanto, dificilmente causará grandes benefícios no perfil de saúde,  tampouco fará os milagres prometidos.

* Esse texto é um artigo de opinião do colunista e pode não representar a posição do portal Mais Minas sobre o assunto.

Você pode gostar também:

RECENTES

Veja também sobre: