Menu

Soluço tem solução

07/09/2022 às 19:39
Tempo de leitura
3 min
imagem: Canva
imagem: Canva

Quantas vezes já sofremos aquele comum incômodo do soluço? Nessas horas nos perguntamos qual a causa deles.

O soluço é uma contração repentina e involuntária do diafragma, músculo que divide o tórax do abdômen e é diretamente associado à respiração. Quando ocorre esse espasmo a glote se fecha durante a inspiração ,prejudicando a passagem de ar para os pulmões, fazendo com que  seja emitido o som característico do soluço.

Ainda não se sabe exatamente quais são as causas dos espasmos. O que se sabe é que existe um nervo que controla os movimentos do diafragma, mas sabe-se que os principais estímulos associados a eles são:

  • Comer grande quantidade de alimentos e muito rápido: exagerar na refeição leva a uma distensão do estômago, capaz de provocar movimentos anormais do diafragma.
  • Tomar bebidas alcoólicas ou bebidas carbonatadas: pelo fato de também provocarem distensão do estômago, bebidas como cerveja, refrigerante ou mesmo água com gás podem gerar soluço.
  • Dar muita risada: neste caso, o estímulo anormal se dá devido ao excesso de deglutição de ar.
  • Misturar alimentos de diferentes temperaturas: comer alimentos muito quentes enquanto toma uma bebida muito fria também pode provocar espasmos involuntários do diafragma.
  • Doenças gastrointestinais: refluxo, esofagite e laringite são algumas das doenças que costumam ter o soluço como sintoma.

Algumas medidas caseiras são comumente utilizadas para a interrupção do soluço, tais como:

– Prender a respiração por alguns segundos: o segredo está em respirar fundo antes, de preferência enchendo o abdômen em vez do peito. Feito isso, prenda a respiração pelo tempo que puder. Essa alternativa está relacionada ao nível de CO₂ (gás carbônico) no sangue. Quando essa concentração aumenta, ela pode ajudar a contrair o diafragma e acalmar o nervo frênico, interrompendo esse reflexo.

– Consumir água bem gelada: Assim se consegue garantir a temperatura necessária para alterar o estímulo do diafragma. A ingestão de água gelada é associada tanto à mudança de vibração do diafragma quanto a um estímulo do nervo vago, que é ligado à secreção de líquidos digestivos e também afeta o diafragma.

– Outro método popular é a aplicação de um susto: Segundo o Ministério da Saúde, um susto pode mudar o ritmo da respiração, fazendo com que o ritmo retorne ao estado anterior ao soluço. A entrada brusca de ar que ocorre no momento do susto provoca um alerta que libera, na corrente sanguínea, um composto químico chamado catecolamina, que é capaz de regular o funcionamento do nervo frênico (responsável pelo processo de inspiração do diafragma).

De maneira geral, mesmo sem o uso de táticas caseiras, o soluço costuma desaparecer dentro de alguns minutos e não representa danos à saúde. O problema é quando ele chega a durar mais de 24 horas. O soluço, quando persistente, é um sintoma que pode ser associado a diversas doenças, dentre elas o refluxo esofágico (lembrando que este pode ser tanto uma causa quanto uma consequência do soluço persistente), ou mesmo causado por uma irritação ou lesão dos nervos frênicos e vagos, mas há diversas outras possibilidades envolvidas. Sendo assim, é importante que o caso seja avaliado por um médico que investigará as possíveis origens dessa condição, e a partir daí traçar um tratamento.