Menu

Todo morango tem larvas?

As larvas encontradas nos morangos nascem de ovos depositados por moscas da espécie Drosófila da asa manchada (Drosophila suzukii) no interior das frutas.
22/02/2023 às 09:36
Tempo de leitura
2 min
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Você provavelmente alguma vez já teve a oportunidade de assistir um vídeo viral que mostrava uma porção de morangos que quando mergulhados em uma tigela com água e sal apresentavam algumas pequenas larvas saindo da fruta. O que faz questionar se todos os morangos também possuem esses bichinhos e se seriam seguros ao consumo.

As larvas encontradas nos morangos nascem de ovos depositados por moscas da espécie Drosófila da asa manchada (Drosophila suzukii) no interior das frutas. Além dos morangos, essa é uma praga comum de outras plantas frutíferas, como uva, framboesa e mirtilo.

Essas pragas representam um grande prejuízo para o produtor, pois a larva estraga o fruto por dentro, tornando o produto inviável para a venda. É possível que um ou outro fruto possa chegar à mesa do consumidor com algum bichinho, no entanto, isso é raro, visto que o produto contaminado se estraga antes mesmo de chegar ao comércio.

Já existem muitos estudos que buscam uma forma de monitorar e evitar as moscas e larvas nas plantações, a fim de evitar os prejuízos financeiros aos produtores. Já ao consumidor, vale lembrar que as larvinhas do morango, embora pareçam nojentas, não causam nenhum mal à saúde.

É importante que os morangos, como qualquer fruta, sejam bem higienizados antes de serem consumidos, a fim de eliminar os micro-organismos que possam estar presentes na casca. Para tanto, recomenda-se lavar as frutas em água corrente e colocá-las por 15 minutos em uma solução de 1 litro de água com 1 colher de água sanitária; em seguida deve-se enxaguar em água corrente e deixar secar naturalmente.

A moral da história é que  existem duas dicas super importantes que devem ser sempre colocadas em prática: Fazer a higienização dos alimentos antes do consumo, e checar as informações encontradas na internet para evitar a propagação de fake news.

Última atualização em 22/02/2023 às 09:37