Menu

Você acha que existe hora certa para beber água?

Uma hidratação adequada proporciona muitos benefícios, como prevenir doenças e melhorar o desempenho físico e mental.
20/10/2021 às 15:33
Tempo de leitura
3 min
Foto: Canva
Foto: Canva

Muitas são as teorias compartilhadas nas mídias sociais defendendo o poder da água quando consumida em determinados horários do dia.

Não existe uma hora especificamente ideal. A hidratação precisa ser feita ao longo do dia, antes mesmo de se sentir sede. A água é essencial para o pleno funcionamento de algumas funções vitais do organismo, como digestão e absorção, termorregulação, etc., por isso, devido ao fato de a todo instante perdermos líquidos por meio da urina, suor e respiração, precisamos constantemente fazer a reposição para manter o funcionamento adequado.  

É fato que a ingestão de água logo pela manhã pode ajudar a criar o hábito de se hidratar ao longo do dia. Ingerir um copo de água antes de se alimentar (preferencialmente 30 minutos antes das refeições e não durante as mesmas) ajuda a discernir entre fome e sede e auxilia na saciedade. Além disso, antes e depois de se praticar uma atividade física é essencial garantir a devida hidratação do nosso corpo, pois a água ajudará o organismo a se recuperar, aliviará a sensação de fadiga e cansaço e beneficiará a saúde e crescimento dos músculos.

Uma hidratação adequada proporciona muitos benefícios, como prevenir doenças e melhorar o desempenho físico e mental; no entanto, apenas uma boa ingestão hídrica não é suficiente, é necessário também uma alimentação adequada, prática regular de atividade física, evitar o tabagismo, etc.

Manter-se hidratado é apenas um dos bons hábitos saudáveis que devem ser adotados e mantidos durante a vida. A simples ingestão de um copo de água em determinado horário do dia, infelizmente, não é capaz de milagrosamente prevenir uma doença cardíaca, por exemplo.

A quantidade de água a ser ingerida depende de uma série de fatores como peso, o nível de atividade física, a temperatura do ambiente em que estamos, entre outros. De forma geral, recomenda-se para uma pessoa adulta o consumo diário de pelo menos 2 litros de água, o que corresponde a 8 copos. 

Em caso de dificuldade para uma ingestão adequada de água pode-se lançar mão de algumas estratégias, como ter sempre em mãos uma garrafa com água, a fim de driblar a preguiça de ir até um filtro ou bebedouro. Também pode ser útil se colocar lembretes no celular, ou utilizar aplicativos específicos que avisam e registram o consumo hídrico. Outra dica interessante é saborizar a água acrescentando rodelas de limão, abacaxi ou hortelã, por exemplo, o que torna a bebida mais saborosa, estimulando, assim, um consumo maior.

Quando receber uma dica de saúde por meio das redes sociais, beba água! E em seguida procure descobrir a credibilidade da fonte de onde a informação foi retirada. Não hesite em perguntar um profissional de saúde de confiança sobre a veracidade da informação antes de compartilhá-la.

Última atualização em 19/08/2022 às 06:57