Menu

Você não é só o que você come

14/09/2022 às 12:06
Tempo de leitura
2 min
Imagem: Canva
Imagem: Canva

Assim como selecionamos os alimentos que vamos consumir, é preciso aprender a selecionar também nossos pensamentos.

Tudo o que pensamos gera uma resposta fisiológica que pode ser positiva ou negativa, desse modo, é necessário atentar sobre quais sensações queremos provocar em nosso corpo, visto que o poder que o pensamento exerce em nossa saúde é imenso.

Existem pensamentos chamados de “sabotadores da dieta”, porque são pensamentos distorcidos que atrapalham muito a evolução e o sucesso do emagrecimento, ao passo que fazem as pessoas comerem sem perceber, ou acreditar verdadeiramente que os pequenos, mas constantes desvios cometidos não farão diferença no emagrecimento, ou até mesmo a mentalidade de “tudo ou nada” em que se propõe a seguir rigorosamente uma dieta totalmente restritiva ou não se segue nada, adotando uma alimentação extremamente desregrada.

 Uma forma de se evitar os pensamentos sabotadores é buscar evidências reais que possam comprovar se aquele pensamento é produtivo e coerente, ou se trata de apenas uma armadilha que lhe afasta dos seus objetivos. Esse processo mental de se refletir sobre as reais necessidades do organismo, quando colocado em prática na rotina diária, se torna automático, facilitando a aquisição de novos hábitos e a manutenção deles.

Muito além de escolher o que comer, é importante que suas escolhas gerem sensações positivas, pois um hábito para ser saudável precisa proporcionar saúde mental além da fisiológica.

Antes de você ser o que come, você é aquilo que pensa, até mesmo pelo fato de que antes de fazer uma escolha alimentar você pensa sobre ela. Cuide primeiro das suas emoções e só assim conseguirá o foco necessário para cuidar da saúde como um todo.